UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

MBA em Gestão de Pessoas

Você está em: Pós-Graduação > Especialização e MBA > MBA > MBA em Gestão de Pessoas

 

MBA em Gestão de Pessoas

RESULTADO DA SELEÇÃO

 

COORDENADOR: Prof. Victor Paradela – Professor Associado da FACC/UFJF, é Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência profissional e acadêmica no campo da Administração, tendo atuado como empresário, diretor, gerente, analista, consultor e professor nas áreas de Administração, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Gerencial em organizações privadas e na administração pública direta e indireta. É professor de cursos de graduação e pós-graduação desde 1992. Publicou sete livros, vinte capítulos de livro e diversos artigos em periódicos científicos.

 

CONTATO: MBA.pessoas@facc.ufjf.br e (32) 98801 0000 (WhatsApp)

 

Modalidade:  Semipresencial

 

OBJETIVO GERAL:

Identificar o papel que compete à Gestão de Pessoas no ambiente de negócios contemporâneo, como instrumento estratégico para o alcance de resultados organizacionais, e as técnicas que podem ser utilizadas, visando a maior eficácia das ações de gerenciamento de equipes de trabalho.

 

JUSTIFICATIVA:

Na chamada “sociedade do conhecimento”, as pessoas representam o maior patrimônio de qualquer organização, pois são elas que geram e mantém os chamados “ativos intangíveis”, que envolvem as tecnologias possuídas, a imagem institucional consolidada, a capacidade de inovação e outras competências similares. Gerenciar corretamente os funcionários torna-se, assim, um fator crítico de sucesso, devendo merecer a atenção dos gestores de forma prioritária.

As relações de trabalho têm passado por significativas mudanças. O trabalhador típico da era atual não aceita passivamente ser gerenciado com base em procedimentos autoritários e indutores da despersonalização. As chamadas “Geração Y” e “Geração Z”, que constituem parcela cada vez mais significativa da força de trabalho, costumam valoriza especialmente a participação e a integração de seus interesses pessoais com os objetivos corporativos que precisam alcançar.

Soma-se a essa maior complexidade no trato com os funcionários a emergência de novas formas de relação de trabalho, mais flexíveis e complexas do que a tradicional carteira assinada por tempo indeterminado, com horário e remuneração fixas. A terceirização, o trabalho intermitente, a contratação como pessoa jurídica, o teletrabalho e outras formas de relações trabalhistas estão se expandindo e precisam ser compreendidas e bem utilizadas, sob pena de se voltarem contra as organizações que as adotam e os trabalhadores que a elas são submetidos.

É nesse contexto que foi planejado este MBA, que aborda a Gestão de Pessoas em uma perspectiva contemporânea, com um olhar estratégico, entendendo-a como essencial ao cumprimento da missão de qualquer organização.

 

PERFIL DO ALUNO:

Gestores, empresários, profissionais da área de Gestão de Pessoas e demais interessados em desenvolver competências relacionadas ao gerenciamento de equipes de trabalho.

 

CRITÉRIO PARA INGRESSO DE DISCENTES:

  1. Análise do histórico escolar da graduação (Índice de rendimento acadêmico);
  2. Análise curricular: experiência na área;
  3. Critério de desempate: maior idade.

 

CORPO DOCENTE:

Será constituído por professores com titulação mínima de mestre e, nas disciplinas com foco em técnicas de intervenção organizacional, que possuam também experiência profissional na área.

 

METODOLOGIA DE ENSINO:

Em cada disciplina, 80% da carga-horária será dedicada a trabalhos desenvolvidos em sala de aula, incluindo exposição oral dialogada, jogos, estudos de caso e trabalhos em equipe, e 20% será cumprida por meio de aulas online, acompanhadas de fóruns de debates e outras atividades.

Haverá três disciplinas que serão ofertadas totalmente na modalidade de ensino a distância.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

Será constituído de um artigo científico ou de uma proposta técnica de intervenção, em modelos que serão disponibilizados aos alunos, devendo ser entregue no prazo estipulado no calendário acadêmico distribuído aos alunos no início de cada turma.

 

CRITÉRIO DE APROVAÇÃO:

Para ser aprovado no curso e fazer jus a recebimento do certificado, o aluno deverá cursar todas as disciplinas da grade curricular, obtendo em cada uma nota igual ou superior a 70 (setenta) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), além de ter seu trabalho de conclusão de curso aprovado, nos termos do regulamento de TCC que será disponibilizado.

 

DIA E HORÁRIO DAS AULAS:

As aulas presenciais serão ministradas nos sábados, no horário das 8 às 17h30, com intervalo de 1h30 para almoço, com início em 23/03/2019 e término em 14/12/2019. As aulas serão suspensas, devido a feriados, nos dias 20/04; 15/06; 22/06; 07/09; 12/10; 02/11 e 16/11/2019.

As disciplinas que serão ofertadas exclusivamente em EAD ocorrerão de fevereiro a maio de 2020.

Em 23/05/2020 haverá o Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, última atividade do MBA.

 

GRADE CURRICULAR E CARGA HORÁRIA DO CURSO:

O curso terá carga horária total de 360h, sendo constituído pelas seguintes disciplinas:

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Ambiente de negócios contemporâneo

20

Ambiente macroeconômico

10

Atração, seleção e retenção de talentos

20

Cultura e poder nas organizações

20

Desafios e tendências da gestão de pessoas

20

Endomarketing

20

Fundamentos de Administração de projetos

20

Gestão da mudança e comportamento organizacional

10

Gestão de Carreiras

10

Gestão de sistemas de recompensa

20

Gestão do conhecimento e aprendizagem

20

Gestão do desempenho

20

Gestão estratégica

20

Gestão por competências

20

Inovação e criatividade

10

Liderança e os papéis de gestão

20

Metodologia científica

20

Sustentabilidade organizacional e Gestão de Pessoas

10

Temas em GP I: Comunicação Interpessoal

10

Temas em GP II: Diversidade nas organizações

10

Temas em GP III: Adoecimento psíquico no trabalho

10

Temas em GP IV: Gestão de indicadores

10

Temas em GP V: Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe

10

 

VALOR DAS MENSALIDADES:

16 parcelas de R$ 545,00 (7% de desconto para pagamento à vista).

 

DATA PREVISTA PARA INÍCIO DO CURSO

30/03/2019