UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciatura

Você está em: Ensino > Licenciatura

Com duração de 4 anos, o curso de Licenciatura em Letras-Latim tem por objetivo formar profissionais capacitados a planejar, organizar e desenvolver materiais e atividades relativos ao ensino de latim e literatura latina. Sua atuação principal é a docência, atividade que requer conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura, a história, as variedades e o uso da língua latina e de sua cultura, bem como o domínio das ferramentas pedagógicas apropriadas ao ensino de língua estrangeira clássica. O licenciado em Letras: Latim e respectivas literaturas atuará, portanto, na maior parte, em sala de aula, o que não o impede de realizar tarefas didáticas de elaboração, revisão e análise de materiais didáticos, tais como livros, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem, programas computacionais, entre outros. 

 

Os discentes que optarem por concluir a habilitação em Latim, após o Ciclo Básico do curso de Letras, deverão cursar disciplinas específicas da área de Estudos Clássicos (Latim, Tradução do Latim, Literatura Latina), bem como um elenco de disciplinas eletivas específicas da área que recobrem conteúdos relativos a língua e literatura latina, língua e literatura grega e tradução. 

 

As práticas curriculares do curso são comuns às demais habilitações da Licenciatura (realizadas por meio das Oficinas), e o Estágio Supervisionado em Língua Estrangeira deverá ser realizado, principalmente,  nos projetos de ensino de Latim e Literatura Latina no Colégio de Aplicação João XXIII /UFJF, no Projeto de Universalização de Língua Estrangeira e nos cursos de Extensão de Língua e Literatura Latina.

 

Maiores informações sobre a Licenciatura em Letras-Latim (fluxograma, competências, matriz curricular), podem ser encontradas aqui.

 

 

Faculdade de Letras – Estudos Clássicos