Fechar menu lateral

Programação – XXV Semana de Estudos Clássicos – 2018

Programação

A seguir você encontra informações sobre a programação da XXV Semana de Estudos Clássicos.

Os resumos estão reunidos aqui: Cadernos de Resumos – XXV Semana de Estudos Clássicos

 

O coro acadêmico, regido pelo prof. Willsterman Sottani (Departamento de Música – IAD), se apresentará segunda-feira às 21h.

tabela_programacao_cor

 

Localização

Salas 1113, 1115, 1109, 1301, 1305, 1308, 1310, 1312, 1415 – Faculdade de Letras (FALE)

Auditório/FALE – Faculdade de Letras (FALE)

Auditório 1 do Centro de Ciências – Centro de Ciências da UFJF

 

Minicursos

Os minicursos ocorrerão de 10 às 12h nos dias 17, 18 e 19 de setembro. Serão emitidos certificados aos participantes que assistirem aos três dias de aula. Os resumos dos minicursos podem ser encontrados aqui.

 

Conferências

 

Conferência de abertura: Passado, Presente e experiências: reflexões sobre a recepção dos antigos gregos em Curitiba na virada do século XX

Profa. Dra. Renata Senna Garrafoni (UFPR)

Há cerca de dois anos tenho levantado uma documentação sobre a presença dos gregos antigos em Curitiba na virada do século XX. Essa documentação, parte disponível no Museu Paranaense e parte na Casa da Memória, permite um mergulho nas primeiras décadas do século XX sob um viés pouco explorado no campo da História: a relação entre Simbolismo, Política e presença grega na Modernidade. A partir desse diálogo entre política e literatura, a presente palestra visa explorar as apropriações culturais e discutir como as experiências do início do século XX em Curitiba permitem múltiplas leituras do passado antigo, construindo novas identidades culturais no presente. Considerando esse caso em específico, busco uma reflexão mais ampla sobre as percepções de tempo e suas experimentações na modernidade.

 

Mesa-redonda: Tragédia Grega

Tempo e experiência: Cassandra (no Agamêmnon, de Ésquilo)

Profa. Dra. Beatriz de Paoli (UFRJ)

No quarto episódio da tragédia Agamêmnon, de Ésquilo, a profetisa Cassandra prenuncia o iminente assassínio do rei conquistador de Troia às mãos de sua esposa Clitemnestra e do amante desta, Egisto. O Coro de anciãos argivos, seu principal interlocutor nessa longa cena, tem dificuldade de compreender os prenúncios da adivinha, castigada por Apolo com a perda do poder de persuasão, e considera suas palavras tão difíceis quanto às do oráculo pítio. Ver-se-á, portanto, como, transitando entre as mais intrincadas metáforas e as mais claras afirmações, constrói-se, entre as experiências do tempo presente, passado e futuro, o discurso profético de Cassandra.

 

Édipo e o parricídio

Prof. Dr. Flávio Oliveira (Unicamp)

O tema central do mito de Édipo é o parricídio. Minha proposta é, a partir de uma leitura rigorosa do texto do Rei Édipo, de Sófocles, analisar o modo como Sófocles trata o mito e discutir o caráter inconclusivo da peça no que diz respeito à questão do parricídio de Édipo.

 

Conferência 3: Carpe Carmina: lírica e poética na Ars de Horácio

Profa. Dra. Isabella Tardin Cardoso (Unicamp)

Nos versos que proclamam a efemeridade das palavras na Arte poética de Horácio (ars 60-71) já foram apontados ecos de Homero, de Virgílio, e, para além da épica, o tom de líricos gregos e latinos. Um jogo com terminologia gramatical e filosófica também se evidencia nessa passagem em que o autor prescreve sobre neologismos e arcaísmos. Em nossa fala, vamos observar tais nuanças, a fim de considerar mais de perto os efeitos da própria lírica horaciana ao ser evocada nas prescrições poéticas que sua Epístola aos Pisões apresenta ao leitor da época de Augusto.

 

Conferência de encerramento: Amizade, heroísmo e morte na epopeia de Gilgámesh

Prof. Dr. Jacyntho Lins Brandão (UFMG)

A conferência abordará a articulação entre os temas da amizade, do heroísmo e da mortalidade na chamada epopeia de Gilgámesh (cujo título original é “Ele que o abismo viu”), da autoria de Sin-léqi-unníni (séc. XIII a. C.), na qualidade das linhas de força que dão coesão à narrativa, a qual propõe uma elaborada reflexão sobre as possibilidades e as limitações da condição humana.

 

Programa do Coro Acadêmico da UFJF

O programa do Coro Acadêmico da UFJF pode ser encontrado aqui.

 

Comunicações

As informações completas sobre as comunicações estão aqui.