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Programação – XXIII Semana de Estudos Clássicos: Discere et docere – Aprender e ensinar os clássicos

 
 

03/11/2014

14:00

Reunião do Grupo de Pesquisa em Estudos Clássicos (GRECI)

18:30

Abertura Oficial da Semana

19:00 – 20:30

Conferência de Abertura

 

 

04/11/2014

05/11/2014

06/11/2014

08:00 – 10:00

Minicursos 1 e 2

Minicursos 1 e 2

Minicursos 1 e 2

10:00 – 12:00

Minicursos 3 e 4

Minicursos 3 e 4

Minicursos 3 e 4

14:00 – 18:00

Sessões de Comunicações Coordenadas

1 e 2

Sessões de Comunicações Coordenadas

3 e 4

Sessões de Comunicações Coordenadas

5 e 6

18:00

Coffee-break

Coffee-break

Coffee-break

19:00

Conferência (1)

Mesa Redonda

Conferência (2)

20:30

 

 

Encerramento

 

Conferências 

  • Conferência de Abertura:A construção da imagem do professor de latim no cinema.

Prof. Dr. Paulo Sérgio de Vasconcellos (UNICAMP)

Como o cinema tem representado o professor de latim? O que pode estar por trás de uma imagem com frequência negativa? Nesta palestra, trataremos desse tema, projetando cenas de filmes que serão analisadas e comentadas. Conhecer o modo como a cultura popular representa o professor de latim pode nos alertar para antigos procedimentos didáticos equivocados que parecem estar na raiz de certos estereótipos associados à profissão.

  • Conferência (1) : Questões de ensino de língua e poética latinas.

Prof. Dr. João Batista Toledo Prado (UNESP)

O ensino da língua latina tem passado, nas últimas décadas, por várias iniciativas de revisão metodológica, seja no tocante a estratégias didáticas da prática pedagógica daquele idioma, seja no que diz respeito aos sistemas descritivos que atuam como crivo lógico a que se deve submeter sua gramática, com o propósito de que seja bem compreendida e eficientemente assimilada. Em cursos que comportam também o ensino da literatura latina, que, em conjunto com o da língua, constituem porção relevante do cabedal de conhecimentos a que se chama cultura latina, somam-se questões de como/o que ensinar acerca dos subcódigos que se apropriam da língua como matéria plástica da poesia, em particular, o daquela importante subárea da Poética que é a métrica. Esta fala tratará de algumas questões de língua e de métrica latinas que, a princípio, parecem resistir à maioria das revisões modernas que buscam melhor ensinar a cultura da Roma antiga.

  • Mesa Redonda:

Estudos Clássicos e ensino – Projeto Minimus: o ensino de grego e latim no ensino fundamental

Prof.ª Dr.ª Paula da Cunha Corrêa

Com o Projeto Minimus, introduzimos durante o ano letivo de 2013 o estudo do grego e do latim, respectivamente no 6º/7º e 4º ano do Ensino Fundamental, no período da manhã e da tarde, duas vezes por semana na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Devido ao sucesso do projeto, estamos agora no segundo ano do projeto. Nesta fala tratarei dos problemas, dos desafios, das soluções e dos resultados obtidos por meio desse projeto, assim como apresentarei um documentário realizado por alunas de cinema (Eca-USP) sobre as atividades e a escola.

 

Et prodesse et delectare: estudos clássicos para quê?

Prof. Dr. Jachynto Lins Brandão (UFMG)

Conforme Horácio, os poetas têm em vista ou ser úteis ou agradar (aut prodesse volunt aut delectare poetae, Arte poética, v. 333), o que orienta debates posteriores sobre a função da literatura em geral. Minha exposição pretende explorar como, no campo do ensino e da aprendizagem das línguas, das literaturas e das culturas clássicas, essas duas possibilidades têm servido de fundamento para estratégias pedagógicas, salientando que o desafio deve estar em saber conjugá-las.

 

  • Conferência (2):De spectaculis, de Marcial

Prof. Dr. Antônio Martinez de Rezende

 

Minicursos

  1. A desconstrução do dialogismo no Satyricon, de Petrônio – Prof.ª Ma. Simone Sales Marasco Franco :Este minicurso visa discutir o conceito de dialogismo, como idealizado por Mikhail Mikhailovich Bakhtin, na obra Satyricon, de Petrônio. Serão analisados excertos da obra a fim de verificar a ocorrência desse dialogismo, levando em consideração, principalmente, comportamento das personagens envolvidas na diegese, além de verificar se elas assumem, realmente, um posicionamento dialógico.

  2. Prof. Dr. Bernardo Guadalupe Lins Brandão (UFPR) : O minicurso tem como objetivo tratar das relações entre mito e filosofia na Grécia Antiga, dos primeiros filósofos ao cristianismo. Em primeiro lugar, investigaremos o papel do mito na origem da filosofia; em seguida, a apropriação do mito feita por Platão e Plotino; por fim, o pensamento patrístico diante da filosofia pagã.

  3. Línguas clássicas, novos métodos – Prof.ª Dr.ª Leni Ribeiro Leite (UFES) : Este minicurso tem como objetivo discutir algumas metodologias novas e antigas, aplicadas ao ensino de línguas clássicas, em especial o latim. O minicurso terá uma parte teórica, em que algumas ideias acerca da língua latina e do ensino de línguas estrangeiras serão discutidas, seguida de uma parte prática, em que atividades a serem desenvolvidas com alunos de diversos níveis serão demonstradas.

  4. Clássicos latinos e recepção – Prof.ª Dr.ª Cândida Leite Georgopoulos (UFJF): A permanência da cultura clássica nos textos literários. Uma incursão pelas veredas da literatura em língua portuguesa, buscando ouvir as vozes da cultura greco-romana em suas variadas modulações, em textos produzidos a partir do século XVI.

     

 

Sessões de Comunicações Coordenadas 

  1. Gramática e filosofia grega e latina – Prof. Dr. Fábio da Silva Fortes (UFJF) : Reflexões em torno do pensamento filosófico e gramatical desenvolvidos por autores da Antiguidade Clássica grega ao Período Helenístico romano requerem um esforço interpretativo que envolve, necessariamente, elementos de outras disciplinas antigas e modernas, tais como a história, a retórica, a linguística. Neste painel, pretendemos evidenciar tais instrumentos de interpretação e colaborar para a ampliação do conhecimento dos temas e interesses gramaticais e filosóficos antigos, enquanto domínios particulares do saber na Antiguidade, mas também enquanto disciplinas que estabeleciam interrelações.
  2. O ensino de cultura clássica hoje: para quem e para quê? – Prof. Dr. Edson Ferreira Martins (UFV) e Prof. Me. Wellington Ferreira Lima (UNIFAL): Pretende-se discutir aspectos temáticos e/ou metodológicos que abordem a questão do legado greco-latino em seus âmbitos plurais, valorizando as relações dialógicas entre tradição/inovação, novos gêneros/formatos (literatura, cinema, música, HQs etc.), novos perfis de alunos/professores, a partir de um propósito nuclear: (re)pensar as possibilidades de ensino da cultura clássica na escola contemporânea.
  3. Retórica e poesia na antiguidade – Prof.ª Dr.ª Charlene Martins Miotti (UFJF): Ainda que os objetos da retórica e da poética não sejam historicamente estáveis, as associações e as particularidades entre as duas “technai” vêm sendo apontadas e discutidas desde Aristóteles. Se considerarmos que as ciências se definem pela posição que ocupam no sistema do saber, há vasto interesse em persistir na reflexão histórica sobre as posições respectivas da retórica e da poética, entendidas como arte, técnica, ciência ou prática social: eis a proposta da sessão coordenada “Retórica e Poética na Antiguidade”.
  4. Estudos linguísticos sobre língua latina – Prof.ª Dr.ª Fernanda Cunha Sousa e Prof.ª Ma. Simone Sales Marasco Franco: Esta sessão tem como objetivo discutir questões teóricas e aplicadas em torno das temáticas que emergem na intersecção dessas duas tradições – a dos estudos linguísticos modernos e a da herança gramatical greco-latina e seus reflexos posteriores. Pretende-se acolher discussões de pesquisas, concluídas ou em andamento, sobre a morfossintaxe da Língua Latina em seus diferentes períodos históricos ou a ela relacionadas.
  5. Experiências didáticas com línguas e culturas clássicas – Prof.ª Dr.ª Tatiana Franca Rodrigues Zanirato (UFG): Esta sessão de comunicações coordenadas abrigará debates em torno das estratégias de ensino adotadas por professores que abordem a área de Clássicas dentro ou fora das universidades. Assim, pretende-se reunir pesquisadores que compartilhem suas experiências didáticas através projetos de extensão ou pesquisa sobre a prática docente.
  6. Poesia latina: crítica, tradução e comentárioProf. Me. Daniel da Silva Moreira (UFJF): Esta sessão de comunicações coordenadas abrigará trabalhos que abordem a poesia romana antiga, quer seja ela lírica, iâmbica, elegíaca, bucólica, epigramática ou épica. A sessão pretende abranger reflexões críticas sobre um ou mais poetas/poemas da Roma Antiga, bem como a apresentação de novas traduções de textos latinos e de reflexões teóricas sobre a prática tradutória.