Intercâmbio

16319455402_43dc9705a2_z (1)Intercâmbio

O sonho de estudar no exterior pode estar bem perto. A UFJF aumentou muito nos últimos anos seu processo de internacionalização, seja por meio de bolsas de intercâmbio ou de convênios com outras instituições. Hoje, há parcerias em todos os continentes.

Nos últimos editais, a Universidade ofereceu mais de 300 vagas de intercâmbio, distribuídas em dezenas de universidades de excelência pelo mundo. As bolsas chegam até U$ 6,5 mil por período letivo fora do país. A cada ano, um novo edital é publicado, com os critérios de seleção e o número de vagas por universidade e curso. Procure se inteirar sobre o processo seletivo e se prepare com antecedência.

Mais informações sobre o intercâmbio: https://www.ufjf.br/sri-sou-aluno-ufjf

Outras informações sobre os editais: http://www.ufjf.br/piigrad/

Veja o depoimento de quem já participou.

Acabei de voltar do intercâmbio. O que devo fazer?

Os intercambistas devem estar atentos a algumas providências junto ao Escritório Internacional da UFJF. A primeira medida importante é solicitar o histórico das disciplinas cursadas. Isto pode ser feito junto ao setor responsável na universidade estrangeira. Em alguns casos, o certificado só é emitido três meses depois, e chega por correio na casa do aluno ou na sala do Escritório Internacional da UFJF. Os alunos de chegada também devem, posteriormente, preencher um relatório pós-intercâmbio. Para isto, esta geração de intercambistas deve aguardar até março de cada ano, quando será disponibilizado um modelo de relatório atualizado. Durante o intercâmbio, a disciplina Piigrad I mantém ativo o acesso. Portanto, o aluno deve realizar suas matrículas do próximo semestre naturalmente pelo Siga, dentro dos prazos estabelecidos.

E se eu quiser ficar mais um semestre?

É a pergunta de muitos intercambistas. O programa de intercâmbio da UFJF permite que o aluno estenda o prazo em mais seis meses, desde que a instituição anfitriã esteja de acordo e o estudante mantenha bom desempenho acadêmico. Em caso de extensão de prazo, ele deve solicitar pelo e-mail intercambio.sri@ufjf.edu.br um formulário próprio. Basta preenchê-lo corretamente e encaminhá-lo novamente para o mesmo endereço, para análise do seu desempenho pela equipe de Relações Internacionais.

Idiomas sem Fronteiras

O Ministério da Educação (MEC) criou o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) para aumentar as chances dos alunos que querem estudar no exterior mas ainda não dominam bem outro idioma. Atualmente, são oferecidos cursos de inglês (presencial e à distância) e francês (à distância). A UFJF é uma das universidades credenciadas para cursos presenciais de inglês. É importante fazer o teste de proficiência Toefl, para saber em qual nível você está, antes de se candidatar ao curso presencial. As inscrições são feitas sempre pelo site Idiomas sem Fronteiras.

Após a realização do teste, o estudante poderá escolher qual turma seria mais adequada ao seu nível de conhecimento, e deverá fazer a inscrição também pelo site do Idiomas sem Fronteiras. A UFJF disponibiliza vários horários de turmas em todos os níveis. O escritório do programa Inglês Sem Fronteiras funciona no Centro de Vivência, no campus, com atendimento de 9h às 11h30 e de 13h30 às 19h.