Colação de grau

16342991555_484f609d16_zA UFJF se orgulha de, no ato da Colação de Grau, entregar todos os diplomas aos formandos. As cerimônias acontecem semestralmente, em data publicada através do Calendário Acadêmico. A Colação de Grau Unificada reúne os alunos de acordo com áreas de conhecimento afins, geralmente, em seis cerimônias durante os três dias de evento.

São sorteados os cursos de onde sairão os oradores e juramentistas de cada cerimônia. As turmas definem depois os nomes de quem os representará. O orador deverá produzir um discurso que contemple os cursos ali presentes e reflita o sentimento da conquista do grau superior. As dúvidas sobre o discurso podem ser tiradas com a equipe de Cerimonial da UFJF (cerimonial@ufjf.edu.br). O juramentista irá ler um juramento único, comum a todos os formandos.

O evento acontece no Cine-Theatro Central, o maior e mais nobre teatro de Juiz de Fora. Os formandos podem levar seus familiares e amigos. Cada um recebe um número estipulado de convites, que tem variado, conforme quantidade de formandos e capacidade do local. Os convites são entregues nas semanas que antecedem a colação, em período divulgado pela equipe de Cerimonial no Portal da UFJF.

Para participar da cerimônia, é preciso estar aprovado em todas as disciplinas, e isto deve estar devidamente registrado no Siga. O aluno deve também estar em dia com a Biblioteca, ou seja, não pode haver pendência sobre empréstimo de livros. A orientação é que os formandos cheguem no teatro com uma hora e meia de antecedência.

Para formandos ou convidados portadores de necessidades especiais, haverá lugares reservados. É preciso entrar em contato com a equipe de Cerimonial com antecedência para fazer a solicitação. Os alunos estrangeiros também podem pedir para tocar o hino de seu país na cerimônia, basta também entrar em contato antes com a equipe de Cerimonial.

Veja os álbuns das últimas colações de grau na UFJF no Flickr. Você pode acessar  ainda o vídeo da sua Colação de Grau Unificada UFJF na íntegra. Busque o vídeo a partir do dia e horário da sua solenidade nas playlists do canal TV UFJF no Youtube.