Semana da Estatística 2018

Você está em: Eventos e Projetos > Semana da Estatística > Semana da Estatística 2018

Inscrições: clique aqui!

Minicursos

Introdução ao REDCap

REDCap é um aplicativo da Web seguro para criar e gerenciar pesquisas e bancos de dados online. Além de ser é um software livre, é uma plataforma digital com uso amigável.

Uma introdução aos métodos Bootstrap usando o R

O método de Bootstrap é uma técnica usada para realizar inferências sobre uma população por meio de reamostragem em um conjunto de dados. Ele permite atribuir medidas de precisão (definidas em termos de viés, variância, intervalos de confiança, erro de previsão etc.) para obtenção de estimativas amostrais. Essa técnica permite estimar a distribuição amostral de quase todas as estatísticas usando métodos de amostragem aleatória. Veja a ementa do curso aqui.

Amostragem de área em pesquisas agropecuárias

Neste minicurso, métodos tradicionais de amostragem com cadastros de área serão apresentados, explorando seu potencial de aplicação em pesquisas agropecuárias.

Palestras

Encontros com a Estatística

Ciclo de palestras de nível introdutório sobre assuntos diversos dentro do universo da Estatística.

14h – Misturas Finitas de Distribuições.

Profa. Dra. Camila Zeller, DE/UFJF

Leia o resumo aqui.

15h – Redes Neurais Artificiais na Aproximação de Funções

Prof. Dr. Henrique Hippert, DE/UFJF – PG Modelagem Computacional

Resumo: As redes neurais artificiais foram alguns dos primeiros algoritmos de inteligência computacional a serem desenvolvidos com base na imitação de processos naturais. Nessa apresentação, mostraremos os princípios básicos de seu funcionamento, como elas podem ser usadas para modelar relações multivariadas e não-lineares, e discutiremos suas vantagens e desvantagens em relação aos métodos matemáticos e estatísticos tradicionais.

16h – Análise de dados longitudinais: vantagens e desafios

Prof. Dr. Marcel Vieira, DE/UFJF –  DesignLab

Resumo: a definir

A profissão de Estatístico

Palestra com Marcos Lima, ex-aluno de curso de graduação em Estatística da UFJF, sobre o trabalho como Estatístico no Hospital do Câncer de Barretos.

Banner de divulgação: Semana da Estatística 2018