UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

O que é o SAS?

Você está em: Eventos e Projetos > Projeto SAS > O que é o SAS?

 

O SAS, no mercado desde 1976, é um dos mais reputados sistemas de análises de dados em microcomputadores, utilizado por cerca de 5.000 empresas no mundo inteiro . Trata-se de um sistema integrado de aplicações para o processamento e análise estatística de dados, consistindo em módulos de Acesso e Recuperação de Dados, Gerenciamento de Arquivos, rotinas de Geração de Gráficos e Geração de Relatórios.

 

O programa trabalha com quatro ações básicas sobre os dados: Acessar, Manipular, Analisar e Apresentar. Pode ser instalado em diversos ambientes operacionais disponíveis no mercado, possuindo portabilidade de programas e arquivos para qualquer um desses ambientes.

 

Outro aspecto do Sistema SAS é a habilidade de acessar praticamente qualquer formato de dado, em qualquer base. Mesmo bases de dados descontinuadas comercialmente ainda contam com possibilidade de acesso via SAS. O módulo SAS/ACCESS to é o responsável por essa funcionalidade, bastando escolher o adequado. Por exemplo, SAS/ACCESS to Adabas acessa o banco de dados Adabas. SAS/ACCESS to ODBC acessa diversos formatos, todos mapeados através da interface ODBC. Formatos texto (CSV, TXT etc.) e o próprio formato SAS, são acessados nativamente pelo Base SAS, sem necessidade de nenhum outro módulo.

 

O SAS é indicado para desenvolvimento de pesquisas com necessidade de análise de grandes bancos de dados, bem como desenvolvimento e aplicação de ferramentas estatísticas avançadas. O projeto prevê a utilização do software por toda a comunidade acadêmica, após treinamento dos usuários, oferecido por tutores ligados ao Departamento de Estatística da UFJF.

 

Mais informações sobre o SAS: http://www.sas.com/offices/latinamerica/brazil/