Universidade organiza atividades do Ano Internacional da Estatística na região

Data: 30 janeiro , 2013

Em todas as áreas de conhecimentos, ela se faz presente. Contudo, em 2013, ganha destaque exclusivo. A Estatística terá este ano dedicado a si, em todo o mundo, por meio de eventos, encontros e atividades, voltados a disseminá-la. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) faz parte da celebração como organizadora oficial, buscando divulgar as importantes contribuições que ela trouxe à ciência.

Uma comissão com três professores do Departamento de Estatística (DE) foi composta para conduzir a programação. Os docentes Ângela Mello Coelho, Augusto Carvalho Souza e Alfredo Chaoubah pretendem realizar eventos mensalmente, depois da abertura oficial, em fevereiro. Palestras, minicursos e seminários pretendem, então, apresentar a área homenageada, principalmente, à população em geral.

Segundo Ângela, o Ano Internacional quer revelar a presença não notada da Estatística no dia a dia. “Ela está em jornais, notícias, pesquisas. É utilizada por todos. Para quem está na área financeira, ajuda a entender o sistema de crédito, os riscos. Para quem gosta de esportes, mostra as probabilidades, como um time deve ser montado com eficiência. Desse jeito, por meio da análise dos dados, as pessoas conseguem abrir os olhos para o que está acontecendo no mundo. Você entende melhor o que o cerca.”

Por falar em percepção, uma peculiar relação salta às vistas da professora. “Ocorre um contraponto: há uma grande e constante procura no mercado de trabalho, mas os cursos de formação são poucos e não tanto requisitados pelos estudantes. Isso se intensifica porque é um campo novo, profissionalizado no país na década de 1960.”

Corrente internacional

A fim de participar do Ano Internacional, o Departamento de Estatística da UFJF foi inscrito por iniciativa do coordenador, professor Marcel de Toledo Vieira. Após a seleção, outras 1.122 instituições, até o momento, foram selecionadas. Universidades, faculdades, sociedades profissionais, escolas, empresas, agências governamentais, institutos de pesquisa e outros grupos se preparam para sensibilizar o público a respeito do poder e o impacto das estatísticas e da probabilidade em diversos aspectos da sociedade.

A programação da Universidade será divulgada no site do Departamento, na medida em que for definida. A princípio, em maio, próximo ao dia 29, data comemorativa para o estatístico, uma exposição com fotos e informações evidenciará o histórico e o impacto do profissional. E no mês de outubro, está prevista a Semana da Estatística.

Confira aqui o site The International Year of Statistics (Statistics2013)

Outras informações: (32) 2102-3306/ 3320 (Departamento de Estatística)

Departamento de Estatística – UFJF

Fonte: https://www.ufjf.br/secom/2013/01/30/universidade-organiza-atividades-do-ano-internacional-da-estatistica-na-regiao/