UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Incertezas e previsões de sistemas complexos são temas da palestra do Departamento de Estatística

Você está em: Eventos e Projetos > Ano Internacional da Estatística > Notícias - AIE 2013 > Incertezas e previsões de sistemas complexos são temas da palestra do Departamento de Estatística

Data: 20 de fevereiro de 2013

 

Apresentar projetos e exemplos que transmitam a importância e utilidade da Estatística é uma das propostas da palestra “A única certeza é que (quase) tudo é incerto…”, ministrada pela professora do Departamento de Métodos Estatísticos do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alexandra Mello Schmidt. O evento acontece na próxima quinta-feira, 21, às 14h, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICE/UFJF) e marca a abertura do Ano Internacional da Estatística (AIE) na região.

 

A palestrante convidada possui graduação e mestrado em estatística pela UFRJ e doutorado na mesma área pela University of Sheffield na Inglaterra. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição.

 

O AIE é um evento mundial que conta com ações em 1.123 organizações e instituições espalhadas pelo mundo. De acordo com um dos organizadores do evento na UFJF, o professor Alfredo Chaobah, o evento irá mostrar para a sociedade o fato de a estatística estar “viva” e desempenhando trabalhos relevantes dentro da universidade. “Esperamos divulgar e dar valor à profissão de estatístico, de modo a apresentar as peculiaridades do trabalho e despertar o interesse dos jovens no curso. A palestra de abertura do AIE vai dar uma visão geral da estatística e mostrar como ela está inserida em nossa vida, nas tarefas mais banais do dia a dia”, afirma.