Ano Internacional da Estatística: Palestra de Abertura

O Departamento de Estatística da UFJF irá promover, no dia 21 de fevereiro deste ano, palestra de abertura das comemorações do Ano Internacional da Estatística (AIE-2013). A palestra, intitulada “A única certeza é que (quase) tudo é incerto…”, será proferida pela professora Drª Alexandra Mello Schmidt, às 14h, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, aberta a todos os interessados.

Alexandra Schmidt é professora titular do Departamento de Métodos Estatísticos do Instituto de Matemática (IM) da UFRJ e Diretora Adjunta de Pós-Graduação do IM. Possui doutorado em Estatística, pela University of Sheffield, Inglaterra, e pós-doutorado pela University of Connecticut.

Confira aqui o currículo Lattes da palestrante

Resumo da Palestra

A única certeza é que (quase) tudo é incerto…

Alexandra M. Schmidt (IM-UFRJ)

Bruno De Finetti, um importante probabilista e estatístico italiano, certa vez disse que o mundo e as nossas vidas são dominados pela incerteza; que, talvez, esta seja a única afirmação que possamos fazer com certeza. Nesta palestra apresentarei análises baseadas em técnicas modernas de inferência estatística bayesiana que procuram descrever as incertezas associadas às descrições e previsões de sistemas complexos como, por exemplo: a abundância de peixes num lago; como os níveis de ozônio numa região são influenciados pelo vento; a população de Aedes aegypti (mosquito transmissor de doenças) em bairros da cidade do Recife, entre outros. Esses são alguns dos projetos de pesquisa nos quais estou envolvida e o objetivo é transmitir uma breve visão de quão útil a Estatística é para a compreensão e previsão de processos altamente estruturados.