UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Informações gerais

Você está em: Quero Conhecer > Pós-graduação > Informações gerais

O Curso de Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais existe desde 1996 e atende à uma clientela de aproximadamente 40 alunos por ano. O primeiro curso, realizado em 96/97 com o apoio da CAPES, iniciou com 35 alunos e concluiu com 30 alunos, divididos entre as duas áreas de aperfeiçoamento.

O Curso de Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais é indicado a profissionais de nível superior que sentem necessidade de melhorar sua capacidade de analisar dados e resolver problemas. Este curso prepara profissionais para utilização de softwares estatísticos aplicáveis às áreas de conhecimento, tais como negócios, engenharia, farmacêutica, tecnologia e pesquisas científicas Torne-se um especialista altamente capacitado para enfrentar as solicitações do mercado.

* Público-Alvo

– Docentes de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e não docentes.

* Coordenação

– Jane Azevedo da Silva, tel. (32)2102-3306, Mestre, dedicação exclusiva e

– Tufi Machado Soares, tel.(32)2102-3306, Doutor, dedicação exclusiva

* Carga Horária

– 570h, sendo 360h obrigatórias

* Período e Periodicidade

– De 29/03/2014 a abril de 2015, com aulas ministradas aos sábados, das 08 às 12h e das 14h às 18h

* Metodologia

– O curso é oferecido em dois módulos. O primeiro módulo, denominado “MÓDULO BÁSICO”, abrangerá as disciplinas fundamentais e básicas da área de Estatística. Aulas expositivas serão complementadas por atividades práticas onde o uso de computadores e de pacotes estatísticos será enfatizado. A utilização intensiva de recursos computacionais tem como objetivo a familiarização dos alunos com a tecnologia utilizada no setor produtivo e na pesquisa.

O segundo módulo, denominado “MÓDULO DE APERFEIÇOAMENTO”, abrangerá disciplinas específicas das áreas de concentração propostas. Estão previstas três áreas de concentração: Controle de Qualidade e Previsão Quantitativa e Séries Temporais. A escolha destas áreas se deu a partir da constatação da necessidade de cursos profissionalizantes que pudessem não somente fornecer uma base teórica, mas também transmitir a experiência de profissionais atuantes nas áreas específicas dos módulos de aperfeiçoamento. Para tal, foram feitos contatos com professores em centros de excelência da região sudeste para definição dos programas e das metodologias de ensino. O módulo de Controle de Qualidade será ministrado por Jane Azevedo da Silva e Sueli Aparecida Mingoti, professor do Dep. de Estatística da UFMG / Fundação Christiano Ottoni, com ampla experiência em cursos de especialização para empresários e consultores. A metologia aplicada inclui aulas expositivas, seminários e exercícios em grupo. O módulo de Previsão Quantitativa e Séries Temporais será ministrado por Ana Paula Barbosa Soares e Reinaldo Castro Souza, professores com larga experiência em pesquisa e consultoria a empresas. Aulas expositivas serão complementadas por aplicações em computador e seminários. A estrutura de curso de pós-graduação permite a contribuição do corpo docente local na parte básica, assim como a participação de especialistas dos grandes centros da região. O próprio corpo docente local irá se beneficiar da experiência de estar em contato com as técnicas e metodologias desenvolvidas em outras IES.

* Interdisciplinaridade

– O curso reúne profissionais de diversas áreas que utilizam métodos estatísticos na solução de seus problemas profissionais. Assim, no desenvolvimento de suas monografias, os alunos têm a oportunidade de desenvolver estudos que busquem soluções comuns às diversas áreas.

* Atividades Complementares

– Estudos de casos em empresas e acompanhamento de projetos de pesquisa aplicada. Os alunos são convidados a participar das reuniões anuais promovidas pela SOBRAPO – Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.

* Critério de Seleção

– Entrevista e análise de currículo

* Sistemas de Avaliação

– Freqüência mínima de 75%, avaliações formais e monografia de conclusão de Curso

* Controle de Freqüência

– Freqüência mínima de 75%

* Trabalho de Conclusão

– Monografia / Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)