UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Projeto Pedagógico do Curso

Você está em: Sobre o Curso > Projeto Pedagógico do Curso

O curso possui um caráter multidisciplinar, reunindo várias áreas do conhecimento. O aluno que cursar Engenharia Ambiental e Sanitária vai poder atuar tanto na área de Engenharia Sanitária (Resolução CONFEA n. 310, de 23/07/1986) como na área de Engenharia Ambiental (Resolução CONFEA n. 447, de 22/09/2000). O curso tem duração de cinco anos ou dez períodos.

A ideia de criar um curso de Engenharia Ambiental e Sanitária já existia na Faculdade de Engenharia da UFJF, mas não havia sido posta em prática porque não existiam condições para o seu pleno oferecimento, o que só aconteceu em 2008.

ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Como engenheiro ambiental, o profissional poderá atuar no controle da poluição, seja do ar, do solo ou das águas. Para aprender a lidar com essas questões, os alunos vão passar ao longo do curso por várias disciplinas temáticas e estudarão temas como biologia, microbiologia, climatologia, poluição do solo e das águas subterrâneas, avaliação de impacto ambientais, controle ambiental, gestão ambiental e sustentabilidade.

Como engenheiro sanitarista, o profissional vai poder desenvolver ações para melhorar as condições sanitárias de um determinado local, com melhoria da saúde pública e reduzindo os impactos negativos para o meio ambiente. Vai trabalhar com projetos, implantação e operação de sistemas de abastecimento e tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto de esgotos sanitários e industriais, manejo e disposição final de resíduos sólidos, drenagem urbana e planejamento urbano e regional.

Acesse o Projeto Pedagógico do Curso aqui!