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ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

                  Atentos às dificuldades encontradas pelos discentes do curso de ESA que resultam em sua retenção ou evasão, o projeto de acompanhamento acadêmico tem como estratégias planejar e executar três frentes de trabalho: prevenção (1), promoção (2) e manutenção (3) do desempenho acadêmico dos alunos do curso.

                  Entendemos a importância de se trabalhar de maneira preventiva e promotora na universidade e, no intuito de impactar favoravelmente os discentes, o projeto de acompanhamento acadêmico terá início com o atendimento individual no sentido de orientar os alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária quanto a melhorias que podem ser feitas em suas rotinas de estudo. O produto resultante destes encontros será um plano de estudo, que será formulado a partir dos dados fornecidos pelo próprio aluno, como sua rotina, suas atividades extracurriculares e sua disposição para se dedicar aos estudos.

                  As atividades previstas para o próximo semestre são: conscientização sobre o curso; estratégias de combate ao estresse e a ansiedade voltadas às vivências dos alunos do curso; informações sobre a importância do sono e seu impacto no rendimento acadêmico e na saúde mental; e, ainda, promover o estreitamento das relações entre a coordenação e os discentes, bem como entre os calouros e os veteranos. Durante esse processo, será gerado um banco de dados cujas informações serão mantidas em sigilo na Coordenação do Curso de ESA. Oportunamente, esse banco de dados será usado para avaliar os resultados do projeto e decidir quanto à sua manutenção, aprimoramento, divulgação.

                  Por fim, atentando para a promoção de saúde, a Coordenação, em parceria com o Grupo de Educação Tutorial do curso (GET_ESA) e com a PROAE, e contando com a colaboração do bolsista Thiago Rodrigues (graduando em Psicologia), está planejando palestras e oficinas com temas e convidados diversos que trarão novas estratégias e informações aos discentes de como lidar – e lidar bem – com a vida acadêmica. Acreditamos que o projeto deve ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos individuais e coletivos.