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Laboratórios recomendados para o curso de Engenharia de Produção

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1. Laboratório para o núcleo de conteúdos básicos


1.1. Física – Práticas relacionadas aos conteúdos de sistema de medição, cinemática, dinâmica, gravitação, eletrostática, eletromagnetismo, eletrodinâmica, óptica, ondas, termodinâmica.

 

1.2. Química – Práticas relacionadas aos conteúdos de propriedades da matéria, soluções, ligações químicas, físico-química, reações químicas, eletroquímica, equilíbrio químico, estequiometria.

 

1.3. Informática – Práticas relacionadas à estruturação de algoritmos, lógica e linguagens de programação, editoração de texto, planilhas, banco dados, gráficos e apresentações.

 

1.4. Expressão Gráfica – Práticas relacionadas com desenho à mão-livre, desenho geométrico, geometria descritiva e desenho técnico com a utilização de instrumentos de uso manual e computacional.

 

1.5. Ciência e Tecnologia dos Materiais – Práticas relacionadas com as propriedades dos materiais, ensaios destrutivos e não-destrutivos de materiais, micrografia e macrografia.

 

1.6. Cálculo Numérico – Práticas relacionadas à estruturação e implementação de algoritmos, em linguagem de programação, para a solução numérica de problemas de engenharia.

 

1.7. Fenômenos de Transporte – Práticas relacionadas com a mecânica dos fluidos, e transferência de calor e massa que permitam compreender os fenômenos naturais subjacentes aos princípios de funcionamento dos objetos de engenharia (equipamentos, máquinas e processos).

 

2. Núcleo de conteúdos profissionalizantes

Obtenção do produto através do processamento industrial, enfatizando-se o ensino de conteúdos inerentes à física desse processamento a par da sua forma de concretização.

 

2.1. Processos de produção discretos e contínuos – Práticas relacionadas com processos de transformação e automação da manufatura.

 

2.1.1. Cursos de Engenharia de Produção (pleno):

– Processos de Natureza Mecânica:

– Processos de Natureza Químicos:

– Automação dos processos industriais:

 

2.1.2. Cursos de Engenharia de Produção com Habilitações/Ênfase:

Além daqueles relacionados para o curso de Engenharia de Produção (Pleno), item 2.1.1, esses cursos deverão apresentar os Laboratórios de Processos de Produção relacionados à área de habilitação/ênfase do curso.

 

2.2. Eletrotécnica – Práticas relacionadas com circuitos elétricos de potência, máquinas elétricas, transformadores, dispositivos eletrônicos de proteção, eletrônica de potência.

 

2.3. Metrologia – Práticas relacionadas com a mensuração, a coleta e o tratamento de valores referentes às grandezas físicas.

 

3. Núcleo de conteúdos específicos

Para suporte as atividades pedagógicas destinadas ao ensino dos conteúdos profissionalizantes específicos da Engenharia de Produção, a saber:

 

3.1. Engenharia de Produção: Atividades desenvolvidas nos laboratórios de informática com softwares específicos, visando atender as práticas dos seguintes conteúdos:

 

3.2. Engenharia do Trabalho: Práticas relacionadas com medições físicas de avaliação de adequação biomecânica do trabalho, projeto do trabalho e de conforto ambiental, estudo de métodos e utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.

 

3.3. Engenharia do Produto: Práticas relacionadas com a utilização de metodologias para o desenvolvimento de novos produtos, que incluam geração do conceito, projetos estruturais e detalhados, bem como a elaboração de protótipos e/ou maquetes.

 

3.4. Engenharia de Fábrica: Práticas relacionadas ao desenvolvimento e/ou utilização de bancadas didáticas (maquetes e simulacros) para assimilação de conceitos relacionados ao Projeto de Fábrica, Logística, Planejamento e Controle da Produção, Processos Produtivos.

 

3.5. Engenharia da Sustentabilidade: Práticas relacionadas com o tratamento, acondicionamento e aproveitamento de efluentes e resíduos; e com os princípios de conversão e transformação de energia (química-térmica-mecânica-élétrica).

 

 

Grupo de Trabalho de Graduação da ABEPRO

Adriana Ferreira de Faria (UFV), Francisco Soares Másculo (UFPB), Gilberto Dias da Cunha (UFRGS), Milton Viera Júnior (UNINOVE), Patrícia Cardoso (UFES), Vagner Cavenaghi (UNESP), Vanderlí Fava de Oliveira (UFJF)

 

– Rio de Janeiro, 2008 –