UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Inic. Científica

Você está em: Sobre o Curso > Bolsas Acadêmicas > Inic. Científica

 

Para o constante avanço do potencial científico, a instituição dispõe de programas de apoio à pesquisa para alunos e professores. Para os alunos, existem os Programas de Iniciação Científica. No total são cinco programas, que englobam 355 bolsas, sendo 115 de agências de fomento e as demais da própria Universidade. São eles:

 

BIC

Financiado pela UFJF; o aluno recebe um auxílio financeiro e tem que realizar12 horas semanais de trabalho;

 

PROBIC

Financiado pela FAPEMIG ( Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais); o aluno também recebe um auxílio financeiro por 20 horas semanais de trabalho;

 

PIBIC

Financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O bolsista recebe mensalmente R$360,00 para cumprir 20 horas semanais de atividades;

 

BIC – Jr

Financiamento da UFJF. É direcionado aos professores do Colégio de Aplicação João XXIII e do Colégio Técnico Universitário. Com uma bolsa financeira por 12 horas semanais de trabalho;

 

BCCG

Financiado pela UFJF. Visa proporcionar a alunos – cuja previsão de término do curso seja de, no máximo, dois semestres letivos – recursos para subsidiar pesquisas na elaboração de monografia ou trabalho de fim de curso. Conta com uma auxílio financeiro mensal. 

 

 

Através desses Programas de Iniciação Científica, os estudantes, acompanhados de orientadores qualificados, aprendem a trilhar os primeiros passos da pesquisa científica. Os resultados desses programas são apresentados em seminários anuais de iniciação científica e, também, em outros eventos científicos.

 

Para os professores, a UFJF oferece uma estrutura de apoio à ida dos pesquisadores às agências de fomento, além de auxiliá-los a gerenciar seus projetos quando aprovados. Ajuda-os, também, na ida a eventos para apresentação de seus resultados de pesquisas, na organização de eventos científicos na UFJF e na publicação de livros e periódicos científicos, através da Editora da UFJF. Recentemente, três novos programas de fomento foram implantados: o Enxoval, o Apoio a grupos e o das Câmaras de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. O Enxoval consiste no incentivo a recém doutores, através do financiamento de projetos aprovados.

 

O Apoio a grupos consiste no esforço da instituição em financiar projetos desenvolvidos coletivamente. As Câmaras de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico que tem como objetivo agrupar pesquisadores de áreas de competência científica já instaladas.