UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Flexibilização Curricular

Você está em: Matrícula > Flexibilização Curricular

As normas para a Flexibilização Curricular (Cômputo de Carga Horária em Disciplinas Opcionais) constam dos artigos 72 e 73 do RAG. Fluxograma do processo de Flexibilização Curricular.

Para as disciplinas opcionais que já constam do seu histórico, não há necessidade de qualquer manifestação adicional de sua parte.

Quem deseja solicitar créditos em flexibilização Curricular (EMEPRO, MAIS, Monitoria, etc.) deve entregar a seguinte Tabela preenchida e, na ordem listada, os comprovantes (original e cópia) das atividades. Informações auxiliares para o preenchimento da tabela, disponível no Anexo do RAG.

Os comprovantes de atividades desenvolvidas na UFJF (exemplo: monitorias, treinamento profissional, etc) são os certificados emitidos pelas respectivas Pró-Reitorias. O que já constar no histórico, não precisa anexar.

*Recomenda-se que o aluno faça o requerimento com antecedência de 2 (dois) períodos para formatura.

 *A abertura de processo de flexibilizção deve ser solicitada nas duas primeiras semanas de Aula. Limitada a 120 horas em atividades de flexibilização Curricular, o mesmo poderá requerer a contagem em qualquer período letivo.