Fechar menu lateral

Perfil do Profissional

Perfil do Profissional

O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica – Telecomunicações da UFJF deverá formar profissionais capazes de: 
→Atuarem na produção e serviços; 
→Serem empreendedores ou profissionais autônomos; 
→Prosseguirem seus estudos na pós-graduação passando a atuar com professores em Universidades ou pesquisadores em centros de pesquisa. 

 

De acordo com o I Seminário sobre Diretrizes Curriculares para os cursos de Graduação (ABENGE – 1998), o egresso deve possuir: “Sólida formação científica e profissional geral que capacite o engenheiro a absorver e desenvolver novas tecnologias, permitindo a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade”.

 

A formulação da Comissão de Engenharia Elétrica do Exame Nacional de Cursos (1998) passa a incorporar o presente Projeto Pedagógico de Curso que contemplará, fundamentalmente, os seguintes pontos:

→Formação generalista, com sólidos conhecimentos nas áreas de formação básica, geral e profissional do Curso, incluindo aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais;

→Capacidade para resolver problemas concretos, modelando situações reais,promovendo abstrações e adequando-se a novas situações;

→Capacidade de análise de problemas e síntese de soluções, integrando conhecimentos multidisciplinares;

→Capacidade de elaboração de projetos e proposição de soluções técnica e economicamente competitivas;

→Capacidade de absorver novas tecnologias e de visualizar, com criatividade, novas aplicações para a Engenharia Elétrica;

→Capacidade de comunicação e liderança para trabalho em equipes multidisciplinares.

 

O projeto pedagógico e a estrutura curricular do Curso de Engenharia Elétrica – Telecomunicações da UFJF foram construídos com objetivo de formar um profissional com base de conhecimento sólida para atuar em amplo espectro da área de Telecomunicações.