Fechar menu lateral

EngeNews 02/2019 Boletim de notícias da Faculdade de Engenharia-UFJF 02/08/2019

  1. Volta às Aulas

O semestre 2019-3 começa na próxima segunda-feira, 05/08/2019. A Direção da Faculdade de Engenharia deseja a todos um excelente semestre letivo e agradece o apoio, dedicação e determinação de todas e todos no desempenho de suas funções, com qualidade, paciência e cordialidade.

  1. Mapas de Salas

Os mapas de salas da maioria dos cursos da faculdade já se encontram organizados e podem ser visualizados em https://bit.ly/2YB3iMj (link curto). Especificamente para os cursos de Engenharia Elétrica os mapas podem ser encontrados também em https://bit.ly/2MzbISg, que apresenta um mapeamento por disciplinas de cada departamento.

  1. Manutenção de Equipamentos de Projeção
    Durante o período de férias foi efetuado uma revisão dos equipamentos de projeção das salas do Ed. Itamar Franco. Foi observado que duas salas estão sem o projetor (datashow), salas 5134 e 5214, porque o equipamento removido para manutenção pela Proinfra e ainda não foram devolvidos. Além disso, outras duas salas estão com os cabos danificados ou com lâmpada em fim de vida (5205 e 5218). Em todos os casos, a secretaria já preencheu as requisições para realização dos serviços. Vale lembrar que há projetores disponíveis para empréstimo na secretaria.
  2. Faculdade de Engenharia 105 Anos

Será anunciado o lançamento do livro digital comemorativo de 100 anos da Faculdade de Engenharia e será realizada uma reunião solene do Conselho de Unidade, aberta à comunidade para celebrarmos a data.

  1. Novas Diretrizes Curriculares

Dando continuidade às reuniões sobre o tema, a Direção de Unidade e a Pró-Reitoria de Graduação da UFJF farão nova reunião no dia 13 de agosto, quando receberemos a palestrante Professora Valquíria Villas-Boas Gomes Missel da Universidade de Caxias do Sul, para compartilhar com toda a comunidade sua experiência sobre o tema. Mais informações serão divulgadas em breve.

  1. Programa Future-se do MEC

Como deve ser do conhecimento de todos, o Ministério da Educação abriu consulta pública para o seu programa de modernização das universidades denominado FUTURE-SE (https://bit.ly/2LITBJS). A UFJF tem buscado esclarecer os dirigentes das unidades, por meio de reuniões do CONSU, sobre os detalhes do projeto, impactos e repercussões. O próprio Reitor tem participado de reuniões junto ao MEC e Andifes para avaliar os desdobramentos e próximos passos. Também o ANDES-SN se pronunciou sobre o assunto recentemente. Pedimos aos chefes de departamento e todos os colegas que procurem se inteirar sobre o tema a fim de que toda a comunidade esteja esclarecida sobre os impactos da adesão ou não de nossa instituição ao referido programa. O Conselho de Unidade deve se reunir em breve, quando o assunto será trazido aos conselheiros de forma mais objetiva.

  1. Bolsas TP (Treinamento Profissional)

Estão sendo abertos diversos processos de seleção de bolsistas TP nos primeiros dias de agosto/2019. Pedimos a atenção dos professores que lograram aprovação dos seus pedidos e de todos os estudantes interessados para as datas (inscrição, seleção e divulgação de resultados), definição de metodologia de seleção e eventuais requisitos de candidatura.

  1. Sistema SEI

A secretaria de unidade, bem como a UFJF, pede a atenção de todos os servidores, em especial os ocupantes de cargos administrativos, para o novo Sistema Eletrônico de Informação do Governo Federal, que já substituiu os processos que tramitavam pelo SIGA em muitas situações. Maiores detalhes podem ser conhecidos em: https://www.ufjf.br/sei/. Os procedimentos que já estão sendo feitos pelo SEI são Ofícios (Memorandos), Atas de Reunião, Portarias, Processo de incentivo a qualificação, Requerimento de férias, Retribuição por titulação.