ENGENEWS 01/2018 (11/08/2018) Boletim de notícias da Direção da Faculdade de Engenharia da UFJF (2018-2022)

1) Primeiro mês sob nova direção

Os professores Marcos Martins Borges e Henrique Antônio Carvalho Braga completaram ontem, efetivamente, um mês à frente da Faculdade de Engenharia, como diretor e vice, respectivamente. Apesar de a cerimônia com o Reitor Marcos David e Administração Central ter ocorrido apenas no dia 25/10/2018, os novos diretores assumiram suas atividades no dia 10/10/2018. Ficou definido que a TAE Maria Cristina Girardi continua à frente como secretária da nossa Faculdade.

2) Primeira reunião do Conselho de Unidade

Convocada pelo novo diretor, ocorreu no dia 18 de outubro pp, a primeira reunião do Conselho de Unidade (sétima do ano). É proposta da atual diretoria publicar as atas das respectivas reuniões no site da faculdade, cujo link é https://www.ufjf.br/engenharia, o qual deverá ser remodelado no próximos meses, facilitando o acesso a informações e solicitação de serviços.

3) Ponto eletrônico de TAES

Quase que concomitantemente com a mudança da direção de unidade, a Administração Central da UFJF tem envidado esforços na implantação do ponto eletrônico de TAES de toda a universidade. A Direção da Faculdade tem se reunido amiúde com os TAES aqui lotados para compartilhar esclarecimentos e informações que, por sua vez, vem obtendo com base em reuniões com os demais gestores da UFJF. Em um momento inicial, o Diretor de Unidade ficará responsável pelo ponto do pessoal técnico, mas um grupo de gestores será definido pela unidade o que propiciará uma cooperação mais produtiva e coerente neste sentido. No presente momento, todos os TAES estão sendo cadastrados no novo sistema, onde são incluídos seus respectivos horários de trabalho e regime de flexibilização. Uma nova reunião com a Reitoria está marcada para o dia 12/11/2018 para tratar do mesmo assunto.

4) Comissão de Espaço Físico

Durante a primeira reunião do Conselho de Unidade, foram aprovadas a criação das Comissão de Espaço Físico e do Fórum de Coordenadores. Na próxima reunião do Conselho, a Direção irá propor o detalhamento da composição da comissão de espaço físico e a definição de uma agenda, tanto para a comissão como para o fórum de coordenadores.

5) PIT/RIT

Os documentos de Plano e Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT e RIT) foram propostos pela Administração Central da UFJF e foram anunciados em termos conceituais na primeira reunião do Conselho de Unidade do dia 18/10/2018. Na oportunidade o diretor Marcos Borges compartilhou com os chefes de departamento os formulários base para apreciação e sugestões, com o objetivo de serem tratados em reuniões departamentais e serem aprimorados, bem como adaptados, para as especificidades de nossa unidade. O objetivo dos documentos seria a documentação e o detalhamento do trabalho docente, e deveriam ser implantados brevemente pela UFJF. Contudo, visando um amadurecimento da discussão sobre o tema, o assunto foi retirado de pauta na última reunião do Conselho Superior da universidade, ocorrida em 31/10/2018.

6) Recapeamento de pistas e remarcação de vagas de estacionamento

Ciente da importância de serem remarcadas as vagas para veículos, motocicletas e PNE, a Direção da Unidade tomou conhecimento que a Pró-Infra deverá contratar junto à EMPAV (Empresa Municipal de Pavimentação) os serviços de recapeamento de pistas de toda a universidade. Desta forma, fica inviável a solicitação para remarcação de vagas antes que essa providência seja tomada. Além disso, a comissão de espaço físico recém-criada deseja contribuir no processo de definição das vagas, determinação dos locais para motocicletas e escolhas dos espaços exclusivos para PNE.

7) Encerramento de exercício financeiro

Durante a presente semana, a Secretaria da Faculdade de Engenharia se empenhou em cumprir os prazos de urgência determinados pela UFJF para cadastramento e solicitação de compras por meio do Sistema de Registro de Preços (SRP). A Faculdade envidou esforços para cadastrar os pedidos que foram elaborados pelas diversas subunidades, durante a gestão anterior, e que foram classificados em três grandes itens: a) eletroeletrônicos; b) informática e c) mobiliário.

8) Novas diretrizes curriculares para as engenharias (DCNs)

A atual Direção da Faculdade está muito consciente da importância deste tema e deseja informar que o Prof. Antonio de Araújo Freitas Júnior, relator da proposta de Diretrizes Curriculares (DCNs) da Engenharia e Presidente da Comissão de Educação Superior do Conselho Nacional de Engenharia (CES/CNE), convida a todos os interessados para participar da “Audiência Pública das Engenharias” que ocorrerá no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, em seu Auditório, a partir das 9h, do dia 21/11 (Av. Rio Branco, 124 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20040-001). Acrescenta que conta com a ajuda de todos para a difusão da informação a todos os interessados. A proposta em discussão encontra-se na página do CNE, cujo link encurtado está aqui: https://goo.gl/gWLMsr.

9) Último dia para lançamento de frequência de bolsistas

Encerra-se hoje, dia 08/11, o prazo para o lançamento de frequência dos Programas de TP, Monitoria e GET referente a TODO O ANO DE 2018, uma vez que não haverá geração de folha de pagamento em dezembro (será cópia do mês de novembro) em função do término do exercício financeiro. Não será possível realizar pagamento retroativo. Nesse sentido, a UFJF pede especial atenção ao cumprimento do prazo para evitar prejuízo aos bolsistas.

10) III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro acontecerá a III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, realizada pelas Pró-Reitorias de Extensão, Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa!

Confira a programação completa da semana no link encurtado: https://goo.gl/aXdmib.