UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Núcleo Docente Estruturante

Você está em: Organização > Núcleo Docente Estruturante

O Conselho Setorial de Graduação (CONGRAD), da Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo em vista a necessidade de atendimento ao disposto na Resolução nº. 01, de 17 de junho de 2010, da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) que normatiza o Núcleo Docente Estruturante, e o que foi deliberado em sua reunião ordinária do dia 31 de março de 2011, regulamentou, através de sua resolução no. 17/2011, os Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de graduação da Universidade. O NDE do curso foi criado em reunião de colegiado de 14 de março de 2011 como uma instância consultiva constituída por grupo de docentes com atribuições de acompanhar, atuar na concepção, na consolidação e na contínua atualização do projeto pedagógico do curso. O NDE procura refletir em sua composição a representatividade das duas unidades responsáveis pelo oferecimento do curso, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) e a Faculdade de Engenharia. Atualmente é composto 06 (seis) membros, sendo três do departamento de Mecânica Aplicada e Computacional (MAC) e três do departamento de Ciência da Computação (DCC).


São atualmente membros do NDE:


O NDE é um órgão consultivo ao colegiado do curso, competindo-lhe:

a) contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
b) zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
c) indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
d) zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.

O funcionamento do NDE atende ao disposto na resolução no. 17/2011 do CONGRAD. Suas reuniões são realizadas periodicamente (seis ou mais vezes por ano), sendo registradas em atas.


Mais detalhes: Regimento do NDE da Engenharia Computacional