UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Orientações

Você está em: Matrícula > Orientações

Os alunos calouros do curso (primeiro período) têm sua matrícula realizada automaticamente pela CDARA (Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos). A partir do segundo período, cabe ao discente realizar a sua matrícula através do SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica). Portanto, fique atento ao calendário acadêmico.

Orientações Gerais

A matrícula acadêmica é um processo realizado em cinco etapas:

Primeira etapa: matrícula feita pelos alunos no SIGA.
Segunda etapa: 1ª análise feita pelo SIGA.
Terceira etapa: Ajustes de matrículas feitos pelos alunos no SIGA.
Quarta etapa: 2ª análise feita pelo SIGA.
Quinta etapa: Ajustes de matrículas feitos pela coordenação do curso.

Mas o que significa a “análise de matrículas” que a CDARA realiza? Significa que, para cada turma de cada disciplina, será verifica a lista de alunos que realizaram solicitações de matricula. Nesta verificação os alunos serão classificados quanto aos critérios estabelecidos no artigo 37 do RAG: “§ 3° – As matrículas previstas no inciso III obedecerão, pela ordem, à prioridade dos alunos: a) não repetentes; b) reprovados por aproveitamento, ou, que tenham trancado a disciplina; c) reprovados por infrequência.”[1] Por isso é importante acompanhar o calendário e verificar constantemente sua situação. Caso conste em sua matrícula em uma disciplina uma mensagem como: “sem reserva” ou “excedente”, isto significa que você não conseguiu vaga. Só estará matriculado, por enquanto, se aparecer a disciplina no seu horário. Deste modo, na terceira etapa os alunos podem tentar se matricular em uma turma ou em uma disciplina diferente.

Dúvidas Freqüentes

Ajustes de Matrículas pela Coordenação

 A Coordenação só poderá fazer os ajustes de matrícula a partir da data estabelecida no Calendário de Matrícula. Antes desta data não temos como realizar a matrícula simplesmente porque esta opção não está habilitada no SIGA da coordenação. A coordenação sugere que os alunos enviem um único e-mail com todas as suas solicitações. Lembre-se de conferir tudo o que você esta pedindo antes de enviar a sua solicitação! 

Uma dica importante é procurar não se matricular em muitas disciplinas, pois o resultado poderá ser um aumento em suas reprovações devido à falta de tempo para se dedicar suficientemente a cada uma.
Antes de se matricular em disciplinas de outros cursos (complementares) procure informações sobre a mesma, conteúdo, professores, e avalie se ela realmente poderá acrescentar algo em sua formação. Pode não valer a pena cursar uma disciplina apenas pelos seus créditos.

Projetos da Universalização

O projeto de Universalização visa a oferta de cursos de Língua Estrangeira Instrumental e de Universalização de Informática para alunos da UFJF.

Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras ( P.U.)
Tem como objetivo oferecer competência de leitura em língua estrangeira, como Línguas Espanhola, Francesa, Inglesa e Italiana. A matrícula no Projeto de Universalização de Línguas Estrangeiras é realizada pelo aluno no SIGA. Se não houver disponibilidade de vagas, o aluno deverá ir diretamente à Faculdade de Letras, na sala 1114. Veja mais informações aqui.

Universalização da Informática (P.U.I.)
Proporciona a capacitação em diversas ferramentas computacionais. A matrícula no Projeto de Universalização da Informática é realizada pelo aluno no SIGA. Veja mais informações aqui.