Programa Jovens Talentos para a Ciência

Os alunos que ingressaram na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014 podem realizar a inscrição para o Programa Jovens Talentos para a Ciência a partir desta quinta-feira, 5, até o dia 20 de junho. Para se candidatar, o aluno deve ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013. As inscrições serão feitas pelo site do programa, através do preenchimento do formulário eletrônico.

São oferecidas 11 mil bolsas em todo o país no valor de R$ 400 e com duração de 12 meses. A intenção é iniciar os jovens graduandos do ensino superior no meio científico, garantindo a eles amplo acesso às atividades de pesquisa e incentivando a participação em atividades complementares ao processo formativo. “O objetivo do programa é possibilitar que os calouros trabalhem com atividades de pesquisa. É uma forma de prepará-los para outros programas de iniciação científica e extensão, como o Ciência sem Fronteiras, por exemplo”, afirma o coordenador de Programas de Graduação da UFJF, Fabiano Leal.

A seleção será feita por meio de uma prova de conhecimentos gerais, composta por questões de múltipla escolha, no dia 14 de setembro, às 13h, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Os candidatos de todo país serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas na prova até o limite das bolsas.

A divulgação do local de prova será feita a partir do dia 17 de agosto. O resultado sairá no site em dezembro e a implementação do programa em janeiro de 2015. Confira o edital.

Outras informações: (32) 2102-3977 (Coordenação de Programas de Graduação)