UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação

Você está em: Graduação

Código: 23
Modalidade: Bacharelado
Período de Integralização: 10 semestres
Turno: Integral
Vagas: 81 (entrada semestral)

Enfermagem: Profissão inserida na dimensão do trabalho em saúde, com ênfase no Cuidado de Enfermagem a indivíduos, família e coletividade, imbuída de competência técnica, pedagógica, científica, política, habilidades específicas e valores ético – profissionais.

Enfermagem: Área da Saúde; Área de Ciências Humanas e Sociais.

O Exercício Profissional da Enfermagem é regulamentada em Lei – Lei nº. 7.498/86 – Art. 11 – Atividades de enfermagem privativas do Enfermeiro, a saber:

  1. a) Direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;
  2. b) Organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços
  3. c) Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
  4. d) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;
  5. e) consulta de enfermagem;
  6. f) prescrição da assistência de enfermagem;
  7. g) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;
  8. h) cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;

O Curso de Graduação em Enfermagem – UFJF

O curso de graduação em Enfermagem tem como objetivo formar o enfermeiro generalista, tendo em vista um conjunto de competências e habilidades específicas, para que possa atuar de modo autônomo e em equipe multiprofissional nos diversos cenários da prática profissional: instituições de saúde pública e privada, clínicas ou domicílios, nas esferas primária, secundária e terciária de atenção à saúde, desenvolvendo funções assistenciais, administrativas, educativas e de investigação.

O enfermeiro com Licenciatura em Enfermagem é capacitado para atuar na Educação Profissional em Enfermagem.

As áreas que compõem o currículo do curso são: Ciências Biológicas; Ciências Humanas e Sociais e das Ciências da Enfermagem.

As ciências da enfermagem é formada pelas áreas: Fundamentos de Enfermagem; Assistência de Enfermagem; Administração de Enfermagem, Ensino de Enfermagem e Investigação.

O Curso de Graduação em Enfermagem foi reconhecido pela Portaria nº. 1084 de 29 de outubro de 1979, do Ministério da Educação e Cultura e regulamentado pelo Decreto nº. 83.857, de 15 de agosto de 1979, acatando Parecer do Conselho Federal de Educação nº. 1.192/79, conforme processo nº. 395/79 – CFE e 244.525/79 do MEC.

É concedido reconhecimento ao Curso de Enfermagem e Obstetrícia, com habilitações em Enfermagem e Licenciatura em Enfermagem, ministrado pela UFJF, com sede em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Em 10 de março de 1995, pela Resolução nº. 10, foi alterada a denominação da então, Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia para Faculdade de Enfermagem, e assim, também o Curso de Enfermagem e Obstetrícia passa a ser denominado Curso de Enfermagem.

O Curso de Graduação em Enfermagem da UFJF tem como base a Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira (LDB) de 1996 e Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001 para os Cursos da Área de Saúde e Enfermagem e documentos afins.

Além das atividades de Ensino, os alunos têm oportunidade de:

Código do Curso de Enfermagem: 23A

Modalidade: Bacharelado

 

Periodos de integralização (currículo vigente)

Mínimo

8 períodos

Médio

9 períodos

Máximo

12 períodos

 

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem

 

 

 

Veja também: Projeto Pedagógico do Curso (PPC), COE, Grade de Horários, Monitoria, Treinamento Profissional, TCC.