UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

CC – Textos completos

Você está em: Programação > Comunicações Científicas > CC - Textos completos

Textos completos das Comunicações Científicas

(DES)CONTÍNUOS ENTRE MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS (MCS) E ETNOMATEMÁTICA

“NÃO JOGA FORA NO LIXO!” PRODUZINDO MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM RECURSOS ALTERNATIVOS

“SAINDO DA ZONA DE CONFORTO” INVESTIGANDO AS AÇÕES E AS TOMADAS DE DECISÃO DE ALUNOS-CONSUMIDORES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES-PROBLEMA-FINANCEIRO-ECONÔMICAS

A APRENDIZAGEM SIGNFICATIVA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA UM ESTUDO SOBRE A IRRIGAÇÃO DO JARDIM DA ESCOLA

A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

A ESCOLA PARA ALUNOS DA TERCEIRA IDADE “LUGAR” DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES, DOS MEDOS E DO “PAVOR” CAUSADO PELA MATEMÁTICA ESCOLAR

A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES POLIVALENTES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO JOÃO EVANGELISTA

A GEOMETRIA DO ORIGAMI UMA ABORDAGEM DOS POLIEDROS PLATÔNICOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DE NORMALISTAS MINEIROS(AS) 1890 a 1930

A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM UM CURSO DE SERVIÇO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

A MATEMÁTICA DAS TRANSFORMAÇÕES LINEARES PLANAS E REPRESENTAÇÕES EM UM CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

A MATEMÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA TECNOLÓGICA DE ELETROELETRÔNICA

A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO ARBUSTO CRÓTON PELO MÉTODO REPRODUTIVO POR ESTAQUIA

A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO POLITÉCNICA

A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA UMA APLICAÇÃO NO CULTIVO DA ALFACE

A PESQUISA DE OPINIÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA REFLEXÕES SOBRE PROJETOS DESENVOLVIDOS COM ALUNOS DE 2º CICLO

A PRESENÇA DO DESENHO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM MINAS GERAIS DISCIPLINA SABER UMA PERSPECTIVA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

A REFLEXÃO NO ESTÁGIO E O DESEJO DE SER PROFESSOR

ANÁLISE DA LINGUAGEM UTILIZADA NO LIVRO DIDÁTICO DA MATEMÁTICA

ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM EDUCACIONAIS ESPECIAIS

ANÁLISE DE METODOLOGIAS EM TESES DEFENDIDAS BUSCANDO UM ENFOQUE NO ESTUDO DE CASO E PESQUISA QUALITATIVA

ANÁLISE DE MODELOS DE DESIGN INSTRUCIONAL PARA MOOC NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR

ANÁLISE DO “CURSO COMPLETO DE MATEMÁTICA MODERNA PARA O ENSINO PRIMÁRIO” QUAL GEOMETRIA E COMO ENSINÁ-LA

APONTAMENTOS PARA UMA HISTORIA DA GEOMETRIA PROJETIVA

APREDENDO MATEMÁTICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA A CULTURA DO MARACUJÁ

APRENDIZAGEMINVENÇÃOEXPERIÊNCIA a educação matemática enquanto processo de invenção

AS APLICAÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE MÚLTIPLOS E DIVISORES

AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E A ESCOLA POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A SALA DE AULA

AS ESTRATÉGIAS ABORDADAS PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS

AS INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL EM MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO CONTEXTO COTIDIANO X CONTEXTO MATEMÁTICO

ATRAVESSAMENTOS DE UMA PESQUISA PENSANDO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE E SALA DE AULA ATRAVÉS DO DISPOSITIVO-OFICINA

BLOGS POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ACOMPANHAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE EM MATEMÁTICA

COMO AS PESQUISAS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS SOBRE O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO ESTÃO ABORDANDO OS REFERENCIAIS TEÓRICOS

CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA OLERICULTURA NUMA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

CONTRIBUIÇÕES DO MARXISMO PARA A ATIVIDADE DE PESQUISA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA LÓGICO-HISTÓRICA

DE DURER A LUIZ SACILOTTO A MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA APRESENTADA SOBRE UM NOVO OLHAR

DERIVADA DE POLINÔMIOS E SUAS RELAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA UM ESTUDO TEÓRICO

DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO DO CAMPO MULTIPLICATIVO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANÁLISE DO PROCESSO VIVIDO POR LEANDRO

DIVISÃO DE FRAÇÕES-É POSSÍVEL DIVIDIR SEM MULTIPLICAR DO PORTUGUÊS PARA O “MATEMATIQUÊS” UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA SURDOS: O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL SOBRE O TEMA

ENSINAR E APRENDER ESTATÍSTICA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO COLABORATIVO

ENSINO DE SEQUÊNCIA NA PERSPECTIVA DA DISCIPLINA ANÁLISE MODIFICAÇÕES NAS IMAGENS DE CONCEITO DE INDIVÍDUOS ATRAVÉS DE ATIVIDADES DE ENSINO

ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA UM ESTUDO A PARTIR DOS PERIÓDICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA UM DIÁLOGO COM TRIBO MUÃ MIMATXI

ENSINOAPRENDIZAGEM DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SUAS MÉTRICAS MEDIADO PELO SOFTWARE CABRI 3D

ENTRE PROJETOS, MEDIÇÕES E BAMBUS-UM CURRÍCULO VAI SE INVENTANDO

ESTREITANDO RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA POR MEIO DE UMA EXPOSIÇÃO MATEMÁTICA

ESTUDO DE CASO A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA EEM DE CAMPOS SALES

EVASÃO, BAIXO RENDIMENTO E REPROVAÇÕES EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL UMA QUESTÃO A SER DISCUTIDA

EVIDÊNCIAS DE PADRÕES DE REGULARIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

FORMAÇÃO DOCENTE ASPECTOS IMPLÍCITOS NOS RELATOS DOS PROFESSORES

FRAGMENTOS HISTÓRICOS DO DESENHO GEOMÉTRICO NO CURRÍCULO

GEOMETRIA E DESENHO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS BRASILEIROS NO INÍCIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E GEOMETRIA DAS TRANSFORMAÇÕES UM ESTUDO SOBRE AS PRODUÇÕES BRASILEIRAS ATUAIS

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS LIÇÕES DE ÁLGEBRA ELEMENTAR

INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COM O ENSINO DA MATEMÁTICA TRANSFORMAÇÕES E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA UMA ANÁLISE SOBRE POSSIBILIDADES E DESAFIOS

INTRODUZINDO O CONCEITO DE ÂNGULO NO ENSINO FUNDAMENTAL COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA

INVENTEM UM CALENDÁRIO CERTEZAS E DESCONFIANÇAS OPERANDO COMO FLUXO INVENTIVO DE UM VIVER

INVESTIGANDO A RELAÇÃO ENTRE PÃES MOFADOS E FUNÇÃO EXPONENCIAL

INVESTIGANDO O MOVIMENTO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA RELATIVA À EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR

JOGOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS

JOGOS UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

LOGARITMOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO SÉCULO XIX NO BRASIL

MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE QUEBRANDO PARADIGMAS METODOLÓGICOS NA EJA

MODELAGEM MATEMÁTICA E GEOMETRIA ESPACIAL O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO BRASIL

MODELAGEM MATEMÁTICA REFLEXÕES TEÓRICAS E APLICAÇÕES

NÚMEROS MUDADOS UMA POÉTICA DOS NÚMEROS

O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

O ENSINO DE MATEMATICA NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES INTERDISCIPLINARES

O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MULTIPLIÇÃO ATRAVÉS DO MATERIAL DOURADO – UMA ABORDAGEM NO ÂMBITO DO PIBID

O ESTUDO DE SISTEMAS LINEARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM RECURSO COMPUTACIONAL APLICADA

O PROFESSOR HÉLIO SIQUEIRA SILVEIRA E O USO DA APOSTILA NA DISCIPLINA GEOMETRIA ANALÍTICA

O TEODOLITO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS BÁSICOS DE TRIGONOMETRIA

O TORNAR-SE DOCENTE EM MEIO A UMA OFICINA DE MATEMÁTICA

O USO DAS PROPRIEDADES DO TRIÂNGULO DE PASCAL COMO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA

OS EXPERIMENTOS MENTAIS E O PRINCÍPIO DA COMPLEMENTARIDADE

PANORAMA SOBRE O (DES) USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PENSAMENTO ALGÉBRICO UMA RELAÇÃO ENTRE ÁLGEBRA, ARITMÉTICA E GEOMETRIA

PLANEJAMENTO FINANCEIRO CADA UM DEVE TER O SEU

PÔQUER E SUAS PROBABILIDADES

RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS DO SARESP DESEMPENHO DOS ALUNOS DE 9º ANO EM MATEMÁTICA

RELEVANTES ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA

RUMO À AÇÃO PEDAGÓGICA UM PANORAMA DA PRODUÇÃO DE PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA

SISTEMA FISMAT DE APLICATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E FÍSICA

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO – REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE

TECNOLOGIA A FAVOR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA GEOGEBRA E SUAS APLICAÇÕES

TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA TRAÇANDO UM PERFIL E ANALISANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

UM CURSO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES

UM ESTUDO DE CASO PARA ENTENDER A ABORDAGEM CRÍTICA-REFLEXIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA TRABALHANDO O TEMA POLUIÇÃO DO AR E DA ÁGUA COM OS ALUNOS DE UM CURSO DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

UM MÉTODO DE TRANSCRIÇÕES E ANÁLISE DE VÍDEOS A EVOLUÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA

UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA, COM RECURSOS DA GEOMETRIA DINÂMICA, PARA O ENSINO DE PORCENTAGEM

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE PORCENTAGEM NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE VERTICAL INVESTIGANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DOS PARALELOGRAMOS A PARTIR DE ARTEFATOS MODELADORES E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

USO DA MATEMÁTICA NA ANÁLISE DA DESIDRATAÇÃO DO ABACAXI

VISUALIZAÇÃO ESPACIAL E PENSAMENTO GEOMÉTRICO UM PANORAMA DA PRODUÇÃO BRASILEIRA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇAO NOS ÚLTIMOS ANOS

EMEM – Encontro Mineiro de Educação Matemática