UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

Você está em: Inicial > Apresentação

De acordo com as referências nacionais dos cursos de engenharia do Ministério da Educação, ” o Engenheiro Eletricista é um profissional de formação generalista, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantém instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Além disso, elabora projetos e estudos de conservação e de eficientização de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais“.

 O egresso em Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos deve atender a todos estes requisitos com o diferencial de atuar de forma especializada nas áreas de sistemas digitais, sistemas analógicos, simulação computacional de circuitos, concepção e projeto de sistemas, interface com setores industriais. Deve possuir uma formação sólida nos fundamentos técnico-científicos, conferindo também um caráter generalista, que permite a sua atuação nas diversas áreas de conhecimento dentro da base tecnológica da Engenharia Elétrica, seja em eletrônica, telecomunicações, automação industrial e energia.

 Para formar este profissional, o Curso de Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos consta de uma carga horária de total de 3610 horas. Este total está  englobando as disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas, atividades complementares, trabalho de conclusão de Curso e estágio curricular obrigatório. A tabela a seguir apresenta a distribuição desta carga horária:

 

Núcleo de Conteúdos/Atividades Curriculares

Carga Horária

Porcentagem do total (%)

Básico

1590

44,04%

Profissionalizante

840

23,26%

Específico

720

19,94%

Total da carga horária em disciplinas obrigatórias

3150

87,25%

Trabalho Final de Curso

90

2,5%

Estágio curricular obrigatório

160

4,43%

Disciplinas eletivas/Ativ. Complementares

210

5,87%

Total Geral

3610

100%

 

A  Matriz Curricular completa, com todas as disciplinas, ementas, referencias bibliográficas pode ser acessada pelo link: Matriz Curricular.

 O aluno do curso de Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos da Universidade Federal de Juiz de Fora conta com uma infraestrutura completa, que pode ser conhecida em: Infraestrutura. 

Graduação em Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos