Fechar menu lateral

Pesquisa anteriores a 2023

Núcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade (NECOS): Formado em 2014, esse grupo dedica-se ao estudo e produção do conhecimento na interseção da Educação Física com aspectos teóricos e metodológicos das Ciências Humanas e Sociais em suas vertentes predominantemente qualitativas, a partir das articulações temáticas entre: corpo, práticas corporais esportivas, lazer, cultura, sociedade, marcadores sociais da diferença, imagem corporal e memória. O grupo tem caráter interdisciplinar e interinstitucional, construindo e disseminando saberes e práticas acadêmicas de pesquisa na busca coletiva pela produção do conhecimento.  

 

Líder do Grupo:

Prof. Dr. João Paulo Fernandes Soares

Email: joaopaulosoaresufjf@gmail.com

 

Linhas de Pesquisa:  

 

Socioantropologia das práticas corporais esportivas e do lazer

Coordenação: Prof. Dr. João Paulo Fernandes Soares

Corpo, Cultura e Imagem Corporal

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Henrique Berbert de Carvalho

Estudos socioculturais, Esporte, Lazer e Memória  

Coordenação: Profa. Dra. Sarah Teixeira Soutto Mayor

Educação socioambiental e práticas corporais alternativas  

Coordenação: Profa. Dra. Raquel de Magalhâes Borges

Site do NECOS.

Espelho do Grupo de pesquisa NECOS CNPq.

 

Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Aplicadas ao Futebol (GEPCAF): Fundado em 10 de maio de 2017, como parte da proposta de execução do projeto de extensão “Futebol base para o futuro”, o grupo vem desenvolvendo suas atividades e tem por finalidade congregar professores, pesquisadores e estudiosos do futebol e áreas afins, integrados a instituições de ensino, pesquisa, entidade recreativa ou desportiva. O GEPCAF tem como missão contribuir para a geração e difusão de novos conhecimentos que permitam a melhoria do ensino de graduação e de pós-graduação por meio da inserção de estudos de caso e de investigação científica, bem como a compreensão do futebol e de suas formas de organização na sociedade ao permitir a capacitação de recursos humanos, inovação, intervenção e assessoria no contexto do tripé pesquisa-ensino-extensão. Para atingir seus fins, o GEPCAF promove reuniões técnico-científicas, cursos, assessorias, consultorias, e dissemina a produção de conhecimento por meios de publicação de artigos, livros, resumos, etc. O GEPCAF desenvolve suas ações estabelecendo parceria junto ao Grupo de Pesquisa Científica e Tecnológica do CNPq intitulado “Centro de Referência do Leste Mineiro em Estudos em Esportes de Alto Rendimento – CREAR.”

Logo GEPCAF_preto

Líderes GEPCAF:

Cristiano Diniz da Silva (membro fundador)

Christian Matheus Kolanski Vieira (membro fundador)

Sarah Teixeira Soutto Mayor

 Discentes regulares:

Cícero Pascoal Braga (membro fundador)

Ithalo Pamplona Berbert Dias

Jonathas de Oliveira Baltar

Kemuel Stéfano Silva Araújo (membro fundador)

Kévin Cristian de Freitas Oliveira

Leonardo do Santos Siqueira (membro fundador)

Thamires Gomes Peixoto

Wendel Rodrigues Fernandes Borges (membro fundador)

Linhas de Pesquisa:

  • Processos formativos do futebolista; Simulação, monitoramento e gerenciamento de carga de trabalho no futebol; Fadiga, estratégias e cinéticas recuperativas; Análise de jogo; Métricas de desempenho.
  • Estudo histórico-social da constituição do futebol enquanto esporte moderno e de suas particularidades no contexto nacional e mineiro; compreensões de suas possíveis relações com a política, a economia, o nacionalismo, o poder e os processos educativos de maneira geral.

 

 

Projetos de Pesquisa:

  • Efeitos de Bebida Formulada na Recuperação Pós-Exercício: Nesta pesquisa o objetivo geral será testar o efeito recuperativo de uma bebida achocolatada, previamente formulada no doutoramento do coordenador da presente proposta, após perturbações agudas da homeostase fisiológica e metabólica decorrentes de exercício físicos. Com a ampliação e continuidade de estudos de seus efeitos, essa formulação poderá se tornar alternativa de alimentação de atletas voltada a recuperação pós-exercício, pois, além dos efeitos esperados, essa forma de produto tem apelo sensorial, por ser saborosa ou aprazível ao paladar constituindo-se em suplemento para substituição parcial de refeições para atletas, segundo a RDC nº 18/2010 (BRASIL, 2010). Além disso a bebida formulada é isenta de lactose e glúten, o que poderá tornar o uso desses produtos mais seguros, não necessitando de exclusão do leite e derivados que são as principais e melhores fontes de cálcio para o organismo humano. Como objetivos específicos, espera-se com esse projeto verificar o efeito da bebida experimental no comportamento de variáveis subjetivas e bioquímicas do processo de recuperação pós-exercício. Em termos institucionais gerais, o desenvolvimento integral dessa investigação fomentará uma integração tanto de alunos de cursos de graduação e pós-graduação, como de alunos envolvidos em projetos de iniciação científica, além de envolvimentos e colaboração com projetos de extensão. 

    Coordenação: Cristiano Diniz da Silva

    Vice-Coordenação: Carlos Henrique Fonseca

    Professores Parceiros: Maurício Gattás Bara Filho

    Situação: Concluído.

     

    Bolsistas:  Alisson Lima Correa – 2016/2017 (BIC-UFJF), Letícia Guedes Morais Gonzaga – 2016/2017 , Kemuel Stéfano Silva Araújo –  2017/2018 (BIC-UFJF).

    Voluntários: Marilaine Silva Martins Cândido-  2017/2018 (VIC-UFJF).

 

  • Desenvolvimento e Validação de um Protocolo de Exercício Específico Para Simulação Metabólica e Mecânica do Futebol: Nesta pesquisa, o objetivo geral será desenvolver e validar um protocolo de exercício específico para simulação de carga metabólica e mecânica do futebol e como objetivos específicos quantificar as exigências físicas internas e externas e variação na taxa de trabalho em comparação com aqueles previamente examinados no futebol de elite; desenvolver um protocolo de exercícios específicos de futebol (PEEF) via processamento das análises tempo-movimento extraídas de jogo real; validar e testar confiabilidade das variáveis fisiológicas, bioquímicas e mecânicas do PEEF desenvolvido; divulgar e preparar materiais instrucionais visuais e de áudio para uso e popularização do PEEF desenvolvido. Em termos institucionais gerais, o desenvolvimento integral dessa investigação complementará as ações afirmativas já existentes na UFJF. Além disso, fomentará uma integração tanto de alunos de cursos de graduação e pós-graduação, como de alunos envolvidos em projetos de iniciação científica com bolsa, e alunos da Educação Física/GV, com os temas exercício, fadiga, desempenho e recuperação pós-exercício. Coordenação: Cristiano Diniz da Silva.Situação: em desenvolvimento.Voluntários: Henrique Barbosa Ramos – 2016/2017 (PROVOQUE-UFJF); Danilo Gonzaga Gonçalves – 2016/2017 (PROVOQUE-UFJF); Jonathas de Oliveira Baltar – 2017/2018 (VIC-UFJF). Bolsista: Jonathas de Oliveira Baltar – 2018/2019 (BIC-UFJF).
  • Propriedades Psicométricas de Instrumentos de Medida de Imagem Corporal Para Jovens Adultos Brasileiros:  Instrumentos de medida são partes integrantes da prática clínica, da avaliação em saúde e de pesquisas. Contudo, para que estes instrumentos auxiliem clínicos e pesquisadores faz-se necessário que os mesmos sejam capazes de apresentar resultados cientificamente robustos, o que se costuma chamar de indicadores de validade e confiabilidade, ou seja, estes devem apresentar boas qualidades psicométricas. Ocorre que muitos construtos na área de saúde ainda carecem de instrumentos de medida para avaliação, e ainda, existem instrumentos disponíveis para aplicação, mas muitos deles foram desenvolvidos e não avaliados psicometricamente. Em resumo, não podem ser considerados válidos e confiáveis. Sustentado pelo fato de que tais instrumentos são imprescindíveis para a avaliação, promoção e intervenção em saúde, este projeto de pesquisa propõe a avaliação psicométrica de diversos instrumentos de medida de imagem corporal a serem aplicados em jovens adultos brasileiros. Coordenação: Pedro Henrique Berbert de Carvalho. Professora Parceira: Profa. Maria Elisa Caputo Ferreira. Voluntária: Vivianny Maria Gonçalves Moura Gomes

 

  • Modelo de Influência dos Três Fatores em Jovens Brasileiros a Partir da Teoria Sociocultural da Imagem Corporal: O Modelo Sociocultural de estudo da imagem corporal é uma das perspectivas mais utilizadas pelos pesquisadores neste campo de pesquisa. Segundo essa perspectiva, cada sociedade valoriza determinados aspectos da aparência corporal (ideal corporal), que são transmitidos aos indivíduos por diversos canais de comunicação (mídias em geral). Esses ideais corporais passam a fazer parte do imaginário social, tornando-se o desejo de homens e mulheres, que por sua vez adotam medidas para o alcance deste corpo, como a prática de exercício físico e a mudança de comportamento alimentar. No entanto, para muitos desses indivíduos o corpo ideal é impossível de se alcançar, o que gera um sentimento de frustração, baixa autoestima, e pode desencadear crenças negativas e disfuncionais em relação ao próprio corpo. Este projeto de pesquisa busca por meio da perspectiva de estudo utilizada avaliar os fatores de influência socioculturais e o seu impacto sobre a imagem corporal e o comportamento alimentar. Coordenador: Prof. Dr. Pedro Henrique Berbert de Carvalho. Bolsista: Lívia Figueiredo Pereira – 2017/2018  (PIBIC/CNPq/UFJF).
  • Pressão Arterial Clínica e Ambulatorial de Praticantes de Atividade Física não Supervisionada em Praças e Parques Públicos da Cidade de Governador Valadares-MG: A hipertensão arterial afeta aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo (Chobanian et al. 2013) e, no Brasil atinge cerca de 32,5% dos adultos e mais de 50% dos idosos brasileiros (Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010). Neste sentido, diretrizes nacionais (Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010) e internacionais (American College of Sports Medicine, 2010) têm recomendado a prática regular de exercícios físicos como complemento ao tratamento da hipertensão arterial devido aos seus potenciais benefícios sobre a pressão arterial. Atualmente, discute-se como transpor os indiscutíveis benefícios do exercício físico supervisionado para a grande massa populacional. Nesse sentido, para sensibilizar o maior número de pessoas para a prática regular, os exercícios físicos não-supervisionados despontam como uma importante estratégia e de baixo custo financeiro (Carlson et al, 2000). Porém, pouco se sabe sobre os benefícios específicos desta prática não-supervisionada sobre a pressão arterial. Desta forma, o objetivo do presente estudo será avaliar a pressão arterial clínica (de repouso) e ambulatorial (durante as 24horas) de indivíduos adultos e idosos que frequentam praças e parques públicos da cidade de Governador Valadares-MG, praticantes de atividades físicas de forma não-supervisionada. Coordenação: Profa. Dra. Andréia C. C. Queiroz Aluno Bolsista de Iniciação Científica: Keveenrick Ferreira Costa 
  • Nível de Prática de Atividade Física em Adultos e Idosos na Cidade de Governador Valadares-MG: Calcula-se que aproximadamente 75% das doenças cardiovasculares possam ser atribuídas à presença de fatores de risco (World Health Organization, 2004). Dentre estes fatores, podemos destacar o sedentarismo, que esta associado com a maior prevalência de inúmeras doenças cardiometabólicas. A prática regular de atividade física por sua vez tem se mostrado bastante benéfica na prevenção do aparecimento e do desenvolvimento das doenças cardiovasculares e metabólicas, reduzindo o risco de diabetes, obesidade, dislipidemia e promovendo inúmeros benefícios cardiovasculares (American College of Sports Medicine, 2010). Com a chegada do Curso de Educação Física na Universidade Federal de Juiz de Fora, campus avançado de Governador Valadares, tem se aumentado o interesse em relação aos aspectos relacionados com a prática de atividade física na população deste município. Sobretudo em entender os aspectos relacionados ao nível desta prática nos moradores desta cidade, com o intuído de se fazer um diagnóstico inicial para posteriormente analisar a necessidade de se propor ações inferenciais para mudança de comportamento, com o objetivo de reduzir o sedentarismo desta população. Desta forma, o objetivo do presente projeto é avaliar o nível de prática de atividade física em adultos e idosos na cidade de Governador Valadares-MG. Coordenação: Profa. Dra. Andréia C. C. Queiroz Aluno Bolsista de Iniciação Científica: Gabriel Mendes Oliveira.
  • Efeito da Prescrição Não-Supervisionada Sobre o Nível de Prática de Atividade Física em Adultos e Idosos de Governador Valadares-MG: As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo. No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 33% dos óbitos com causas conhecidas (Lima e Costa et al., 2000). Além disso, estas doenças são a primeira causa de hospitalização no setor público e respondem por 17% das internações de pessoas com idade entre 40 e 59 anos (Almeida et al., 2003) e 29% daquelas com 60 ou mais anos (Lima e Costa et al., 2000). Calcula-se que aproximadamente 75% das doenças cardiovasculares possam ser atribuídas à presença de fatores de risco (World Health Organization, 2004). Dentre estes fatores, podemos destacar o sedentarismo, que esta associado com a maior prevalência de inúmeras doenças cardiometabólicas. Por outro lado, a prática de atividade física tem sido uma importante estratégia de prevenção e controle das doenças cardiovasculares e metabólicas. A maioria dos estudos que observa um significante aumento do nível de atividade física por meio de prescrição de atividade física realizada de forma supervisionada, uma vez que os indivíduos recebem uma prescrição de exercícios físicos e todas as sessões de treinamento físico são supervisionadas individualmente. No entanto, atualmente discute-se como transpor os indiscutíveis benefícios do exercício físico supervisionado para a grande massa populacional. Nesse sentido, para sensibilizar o maior número de pessoas para a prática regular, os exercícios físicos não-supervisionados despontam como uma importante estratégia e de baixo custo financeiro (Carlson et al, 2000). Porém, pouco se sabe sobre os reais efeitos desta prática não-supervisionada sobre o aumento real do nível de atividade física e redução do tempo sedentário dos indivíduos. Desta forma, o presente projeto de pesquisa buscará sanar esta lacuna na literatura, avaliando se a orientação e prescrição de atividade física não-supervisionada é capaz de realmente aumentar o nível de atividade física dos indivíduos ao longo do tempo. Coordenação: Andréia Cristiane Carrenho Queiroz Aluno Bolsista BIC: Gabriel Mendes OliveiraAluno Bolsista PROVOQUE: Hiltomar Martins Oliveira Junior .
  • Efeito da Prática de Atividade Física Não-Supervisionada Sobre a Pressão Arterial Clínica e Ambulatorial de Adultos e Idosos de Governador Valadares-MG: A hipertensão arterial afeta aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo (Chobanian et al. 2013) e, no Brasil atinge cerca de 32,5% dos adultos e mais de 50% dos idosos brasileiros (Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2010). Esta doença é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, explicando cerca de 40% das mortes por acidente vascular encefálico e 25% daquelas por doença arterial coronariana (Chobanian et al. 2013). Desta forma, a hipertensão arterial é uma doença de alta prevalência e com importantes implicações à saúde que deve ser efetivamente controlada. Diretrizes nacionais (Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2016) e internacionais (American College of Sports Medicine, 2010) têm recomendado a prática regular de exercícios físicos como complemento ao tratamento da hipertensão arterial devido aos seus potenciais benefícios sobre a pressão arterial. Neste sentido, sabe-se que a prática regular de exercício aeróbico reduz a pressão arterial sistólica e diastólica clínicas na ordem de 8,3 e 5,2 mmHg, respectivamente (Cornelissen & Smart, in press). Além disso, o treinamento físico, sobretudo do tipo aeróbio, também tem se mostrado benéfico para reduzir os níveis de pressão arterial ambulatorial, ou seja, enquanto os indivíduos se encontram nas suas atividades do dia a dia (Cardoso Jr, 2010). Entretanto, a maioria dos estudos que observou reduções da pressão arterial utilizou como intervenção o treinamento físico do tipo supervisionado. Atualmente, discute-se como transpor os indiscutíveis benefícios do exercício físico supervisionado para a grande massa populacional. Nesse sentido, para sensibilizar o maior número de pessoas para a prática regular, os exercícios físicos não-supervisionados despontam como uma importante estratégia e de baixo custo financeiro (Carlson et al, 2000). Porém, pouco se sabe sobre os benefícios específicos desta prática não-supervisionada sobre a pressão arterial. Desta forma, o presente projeto de pesquisa buscará sanar esta lacuna na literatura, avaliando não somente o efeito da prática atividade física não-supervisionada sobre a pressão arterial clínica, mas também avaliando os seus efeitos sobre a pressão arterial ambulatorial durante 24 horas da vida cotidiana dos indivíduos. Coordenação: Profa. Dra. Andréia C. C. Queiroz Aluno Bolsista BIC: Keveenrick Ferreira Costa Aluno Bolsista PROVOQUE: Gustavo de Sousa Silva 
  • Feiras de Saúde: Presença de Obesidade, Hipertensão Arterial e Diabetes na População de Governador Valadares, MG: As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo. Calcula-se que aproximadamente 75% das doenças cardiovasculares possam ser atribuídas à presença de fatores de risco (World Health Organization, 2004). Dentre estes fatores, podemos destacar a presença de diabetes, tabagismo, sedentarismo, hereditariedade, obesidade e alterações lipídicas com destaque para as doenças metabólicas que, por sua vez, também tem demonstrado grande prevalência na população brasileira. Sabe-se que, no Brasil, 15,4% população idosa é diabética, sendo 14,9% dos homens e 15,8% das mulheres (Francisco et al., 2010). Além disso, estima-se que 50,8% e 17,5% da população apresenta sobrepeso e obesidade, respectivamente (Ministério da Saúde – Vigitel, 2013). Devido à prevalência dessas doenças na população brasileira como um todo, é de fundamental importância identificar a presença dessas doenças na população de cidades específicas, com o intuito de alertar a população no que diz respeito ao conhecimento, presença e controle destas doenças. Além disso, a identificação da presença destas doenças pode gerar posteriormente a necessidade de construção de políticas públicas e projetos de pesquisa e extensão específicos para a demanda da região, no sentido de prevenção e tratamento destas doenças cardiometabólicas. A proposta do presente projeto de pesquisa será atender essa problemática na cidade de Governador Valadares – MG, realizando a identificação e caracterização da presença destas doenças através da realização de Feiras de Saúde. Coordenação: Andréia Cristiane Carrenho Queiroz Professores Parceiros:Profa. Dra. Clarice Lima Alvares da Silva / Curso de Nutrição. Profa. Dra. Regina Gendzelevski Kelmann / Curso de Farmácia. Profa. Dra. Ana Leticia de Oliveira Figueiredo Alessandri / Departamento Básico da Saúde .

    Aluno Bolsista PIBIC – CNPq: Diego Alves dos Santos. 

    Aluna Bolsista PROVOQUE: Sabrina Stefany da Silva Souza. 

 

  • Efeito da Suplementação Hiperproteica ou Hiperglicídica na Recuperação de Ciclistas Pós-Simulação de Competição de Mountain Bike: A prática da modalidade de ciclismo, Mountain Bike XCO olímpica causa elevado dano muscular. Pós-competição ocorre aumento da dor muscular tardia e elevada degradação proteica, reduzindo assim, a força muscular e desempenho. Neste sentido, estratégias nutricionais são elaboradas a fim de diminuir os efeitos adversos do esforço extenuante, com o objetivo de ativar a regeneração muscular, acelerando assim, em ganhos de força. Diante do exposto, este projeto investigou a influência da suplementação com bebida hiperproteica ou bebida hiperglicídica pós-competição simulada de mountain bike nas variáveis: Concentrações séricas de CPK, LDH e Leucócitos; Percepção subjetiva de dor muscular; Percepção subjetiva de recuperação. Foi realizado um estudo transversal duplo-cego cruzado randomizado, avaliando 10 atletas amadores ativos praticantes de mountain bike que realizaram de forma aleatorizada duas simulações de prova no mesmo percurso: Bebida Proteica (70% proteína e 30% carboidrato) e Bebida Carboidratada (70% carboidrato e 30% proteína). Foram coletadas as amostras sanguíneas basais, pós-esforço e 24 pós, assim como o coletado a percepção subjetiva de dor e recuperação. Coordenação: Prof. Ciro José Brito Prof. Parceiro: Profa. Dra. Andréia C. C. Queiroz Aluno Bolsista BIC: Alex Sandro Secatto Aluno Voluntário: André Marques Fernandes Silva 
  • Avaliação de Propriedades Psicométricas de Instrumentos de Medida de Imagem Corporal para Jovens Adultos Brasileiros: Instrumentos de medida são partes integrantes da prática clínica, da avaliação em saúde e de pesquisas. Contudo, para que estes instrumentos auxiliem clínicos e pesquisadores faz-se necessário que os mesmos sejam capazes de apresentar resultados cientificamente robustos, o que se costuma chamar de indicadores de validade e confiabilidade, ou seja, estes devem apresentar boas qualidades psicométricas. Ocorre que muitos construtos na área de saúde ainda carecem de instrumentos de medida para avaliação, e ainda, existem instrumentos disponíveis para aplicação, mas muitos deles foram desenvolvidos e não avaliados psicometricamente. Em resumo, não podem ser considerados válidos e confiáveis. Sustentado pelo fato de que tais instrumentos são imprescindíveis para a avaliação, promoção e intervenção em saúde, este projeto de pesquisa propõe a avaliação psicométrica de diversos instrumentos de medida de imagem corporal a serem aplicados em jovens adultos brasileiros.Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Pedro Henrique Berbert de Carvalho – Coordenador / Ferreira, Maria Elisa Caputo – Integrante / Vivianny Maria Gonçalves Moura Gomes – Integrante / Lívia Figueiredo Pereira – Integrante / Maurício Almeida – Integrante.
  • Comparação dos Aspectos Antopométricos, Cardiovasculares e de Aptidão Física Entre Idosos Normotensos e Hipertensos em Governador Valadares: Sabe-se que indivíduos hipertensos e normotensos têm respostas de pressão arterial distintas em relação à atividade física, visto que os hipertensos apresentam maior efeito hipotensor do que normotensos após a realização de um programa de exercícios físico respectivamente (Cornelissen & Smart, in press). Neste sentido, é possível que indivíduos normotensos e hipertensos apresentem outras diferenças em relação à sua saúde que poderiam estar relacionadas com os seus valores pressão arterial. O objetivo do presente projeto é comparar os aspectos antropométricos e de aptidão física entre normotensos e hipertensos idosos que frequentam praças e parques públicos de Governador Valadares.Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Andréia Cristiane Carrenho Queiroz – Coordenador / Keveenrick Ferreira Costa – Integrante / Erasmo Montes Assis de Bem – Integrante / Rinara Cruz de Souza Aguilar – Integrante.
  • Condições de Saúde e Funcionalidade na População Idosa Cadastrada na Estratégia de Saúde da Família de Governador Valadares-MG:  O envelhecimento da população brasileira tem gerado discussões sobre suas implicações sociais e em termos de saúde pública, tendo em vista o aumento do risco de doenças e mortalidade entre idosos. O envelhecimento ativo é destacado pela Organização Mundial de Saúde como estratégia de garantia de qualidade de vida para o idoso. No entanto, esforços ainda são necessários para a construção de conhecimento sobre os diferentes modos de envelhecer e seus aspectos individuais, intra e intersubjetivos, sociais, históricos e culturais, bem como suas interações e consequências ao longo de toda a vida. O projeto de pesquisa intitulado ?Indicadores de Saúde e Envelhecimento Ativo na População Adulta e Idosa de Governador Valadares, MG? pretende investigar a ocorrência dos determinantes do envelhecimento ativo e sua relação com indicadores sociais, comportamentais e de saúde na população adulta e idosa cadastrada na Estratégia Saúde da Família (ESF) desse município. Para tanto, entrevistadores previamente treinados e periodicamente calibrados avaliarão 419 adultos (40 a 59 anos) e 415 idosos (60 anos ou mais) cadastrados em dez unidades da ESF, por meio da aplicação de questionário estruturado para caracterização das condições de vida e saúde com enfoque na ocorrência de doenças crônicas, além da avaliação do nível de atividade física, capacidade funcional, estado nutricional e condições odontológicas, seguindo técnicas e procedimentos previamente descritos na literatura. Espera-se contribuir com a qualidade do atendimento à população pelos serviços de saúde, por meio da construção de instrumento de triagem e detecção de condições de risco para o envelhecimento inativo e a formação de profissionais com perfil e interesse para atuação na saúde pública, bem como, a partir da publicação de seus resultados, chamar a atenção e atuar na produção de conhecimento nessa área, ampliando a discussão acadêmico-científica sobre o processo de envelhecimento em nível individual e coletivo no Brasil. Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (1) 
  • Aspectos Antropometricos e de Aptidão Física em Idosos Normotensos e Hipertensos.:  Sabe-se que a prática regular de atividade física traz benefícios significativos sobre a saúde da população, principalmente dos idosos, contudo essa pesquisa irá relacionar qual a relação entre a presença de hipertensão nos idosos e as diferenças antropométricas e de aptidão física. Neste sentido, é possível hipotetizar que os indivíduos normotensos apresentam menores índices de obesidade, níveis de frequência cardíaca e duplo produto mais baixos e maior aptidão física comparados à indivíduos hipertensos. O objetivo da presente pesquisa de Mestrado será comparar os aspectos antropométricos, cardiovasculares e de aptidão física entre normotensos e hipertensos idosos. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1).

Integrantes: Andréia Cristiane Carrenho Queiroz – Coordenador / Erasmo Montes Assis de Bem – Integrante.

 

  • O vôo livre em Governador Valadares e sua relação com a educação ambiental: Início: 2017. Iniciação científica.Orientador: Profa. Dr. Marília Martins BandeiraBolsista: Marana Paula Novais.

 

  • Conectados: O uso de mensagens de texto para estimular a prática de atividade física em pessoas vivendo com HIV/AIDS: O advento e uso regular da terapia antirretroviral combinada (TARV) proporcionou profunda modificação no curso natural da infecção pelo HIV, reduzindo significativamente as taxas de internação hospitalar e a morbimortalidade relacionadas à AIDS em vivendo com HIV/AIDS (PVHA). Contudo, paradoxalmente, a redução na chance de desenvolvimento de doenças associadas à AIDS combinada com o aumento na perspectiva de vida predispôs as PVHA a apresentarem outras doenças típicas do envelhecimento, especialmente às doenças cardiometabólicas. Este complexo quadro pode ser potencializado pelo sedentarismo e inatividade física, que assim como na população em geral, apresenta níveis de prevalência preocupantes também em PVHA. O uso de recursos tecnológicos tem surgido como uma alternativa para estimular e reforçar a adesão em comportamentos como hábitos de vida e uso regular de medicamentos. Nesse particular, o seu uso para estimular a prática de exercícios físicos já foi demonstrada em algumas populações, mas ainda não foi avaliada em PVHA. Além disso, a característica do tratamento de PVHA, que em muitos casos, são atendidas fora do seu munícipio de residência, clama por diferentes estratégias motivacionais para, no nosso caso em especial, a prática regular de atividade física e, consequentemente, seus benefícios relacionados. Assim, o objetivo deste projeto é Avaliar o efeito de mensagens de texto com orientação para a prática de atividades físicas em aspectos físico-funcionais e psicossociais em PVHA. Espera-se que o reforço nas orientações para mudanças nos hábitos de vida oriundos das mensagens de texto possa promover maior adesão à prática regular de atividade física, resultando em aumento no nível de atividade física, melhora na capacidade funcional, imagem corporal, sintomas depressivos, autoestima e percepção de estigma. Adicionalmente, as orientações promoverão adesão à alimentação saudável bem como à terapia medicamentosa.. 


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 

Integrantes: Luís Fernando Deresz – Coordenador / Pedro Henrique Berbert de Carvalho – Integrante

  • Condições de Saúde Associadas à Hipertensão Autorreferida em Frequentadores de Feiras de Saúde em Governador Valadares: Dentre os fatores de risco para hipertensão arterial, podemos destacar a presença de diabetes, tabagismo, sedentarismo, hereditariedade e obesidade. Sabe-se que, no Brasil, 15,4% população idosa é diabética, sendo 14,9% dos homens e 15,8% das mulheres (Francisco et al., 2010). Além disso, estima-se que 50,8% e 17,5% da população apresenta sobrepeso e obesidade, respectivamente (Ministério da Saúde ? Vigitel, 2013). Devido à prevalência de hipertensão arterial na população brasileira como um todo, é de fundamental importância identificar a presença desta doença na população de cidades específicas, com o intuito de alertar a população no que diz respeito ao conhecimento, presença e controle da pressão arterial. Além disso, a identificação de condições de saúde associadas à hipertensão pode-se gerar posteriormente a necessidade de construção de políticas públicas e projetos de pesquisa e extensão específicos para a demanda da região. O objetivo do presente projeto é investigar as condições de saúde associadas à hipertensão arterial autorreferida em indivíduos participantes se Feiras de Saúde na cidade de Governador Valadares ? MG.. Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andréia Cristiane Carrenho Queiroz – Coordenador / Rafaela Machado de Souza – Integrante / Karen de Toledo Morais – Integrante.