Orientação de Estágio

A Comissão Orientadora de Estágio (COE) do Curso de Educação Física da UFJF – Campus Avançado Governador Valadares segue as determinações da Lei nº 11.788 de 25/09/2008 e as normas constantes no Regulamento  Acadêmico da Graduação – RAG (abre em nova janela) aprovado pela Resolução 13/2014 do Conselho Superior da UFJF, com a atribuição de programar, supervisionar e avaliar os estágios obrigatórios e não obrigatórios.
Segundo o Regulamento de Estágio do Curso de Educação Física – Campus Avançado Governador Valadares, a COE compõe-se de no mínimo 05 (cinco) docentes, o coordenador do Curso de Educação Física, um representante discente e seu suplente.

Atualmente, a COE é composta pelos seguintes membros:

Prof. Danilo Reis Coimbra (presidente)
Prof. Flávio de Jesus Camilo
Prof. Marcus Vinícus da Silva
Profª. Meirele Rodrigues Gonçalves
Profª. Sarah Teixeira Soutto Mayor
Profª. Simara Regina de Oliveira Ribeiro (vice-presidente)
Mateus Henrique dos Santos (Discente titular)
Enzo Bianchi Cosme (Discente suplente)

Portaria da presidência da COE (abre em nova janela)

Contato COE: comissao.estagiosefi.gv@ufjf.br

DOCUMENTOS DE ESTÁGIO - LEI, DIRETRIZES E POLÍTICA INSTITUCIONAL PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS
>>Diretrizes do ESTÁGIO OBRIGATÓRIO – currículo 2014-2021(abre em nova janela).
>>Diretrizes do ESTÁGIO OBRIGATÓRIO - currículo novo (alunos ingressos no 1º semestre de 2022 ou após) (abre em nova janela).
>>Lei dos Estágios (abre em nova janela).
>>Diretrizes do Estágio NÃO Obrigatório: 2022. novo!!!(abre em nova janela).
Política institucional de Estágio para os cursos de Graduação da UFJF (abre em nova janela).

PASSO A PASSO PARA REALIZAR O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PRESENCIAL
1º Passo - Pré -requisito para cursar o estágio⁽¹⁾⁽¹⁾ Basta acessar a diretriz do estágio contemplado pelo currículo corresponde ao seu período de ingresso no curso.
2º Passo -Matricular na disciplina de Estágio
3º Passo - Escolher em qual concedente vai realizar o estágio⁽²⁾⁽²⁾ Concedentes conveniadas (abre em nova janela).
Observação: As novas concedentes e as que não estão de amarelo na planilha do link acima, precisam passar pela comissão de biossegurança (entrem em contato com a COE).

Lista dos projetos de extensão que recebem estagiários (abre em nova janela).
4º Passo - Confeccionar o plano de atividades do estágio (PAE) orientado pelos supervisor (concedente) e o orientador (UFJF).
Observação: no plano de trabalho o aluno deve registrar exatamente a área de estágio prevista nas diretrizes do estágio.
⁽³⁾ Lista de professores orientadores por área (abre em nova janela).
6º Passo - Submissão no SIGA e demais procedimentos para a homologação do estágio, incluindo a obrigatoriedade de ter cadastro como usuário externo no SEI para assinatura eletrônica dos documentos⁽⁴⁾

⁽⁴⁾ Página com passo a passo para cadastro de estágio no SIGA e Homologação (abre em nova janela).
Vídeo aula (abre em nova janela) com passo a passo acerca do cadastro de documentos de estágio no SIGA.
7º passo - Específico para ESTÁGIO EM PROJETO DE EXTENSÃO.
Solicitar ao coordenador do projeto de extensão a declaração (com vínculo ou sem vínculo), devendo esta ser entregue à secretaria do curso juntamente com o Termo de Compromisso e o Plano de Atividade do Estágio para composição do processo⁽⁵⁾ ⁽⁶⁾ ⁽⁷⁾ ⁽⁸⁾
⁽⁵⁾Orientações da PROGRAD para alunos bolsistas (abre em nova janela) e voluntários realizarem estágios em projetos de extensão no mesmo projeto de extensão.

⁽⁶⁾ POP DECLARAÇÕES NO SEI (abre em nova janela).

⁽⁷⁾Declaração para estagiários em projeto de extensão COM VÍNCULO (abre em nova janela)

⁽⁸⁾ Declaração para estagiários em projeto de extensão SEM VÍNCULO (abre em nova janela).
8º passo - RELATÓRIO FINAL

Como renovar ou realizar novos convênios  de estágios com a UFJF (abre em nova janela).

ATENÇÃO – Os alunos que anseiam estagiar em instituições conveniadas ativas que não estão marcadas de amarelo na planilha do link acima, deverão coletar a declaração e demais informações da concedente que constam nesse arquivo (abre em nova janela), e enviar o quanto antes para a comissão orientadora de estágio.

Procedimento Operacional Padrão para o Cadastro dos Estágios Obrigatórios do Curso de Educação Física.

ESTÁGIOS NA REDE MUNICPAL DE SAÚDE (NASF)

Sempre no final do semestre a COE divulga informações para os alunos interessados em estagiar no NASF no semestre subsequente.

FLUXOGRAMA (abre em nova janela).

Manual do aluno – NIESC

DOCUMENTAÇÃO FINAL DOS ESTÁGIOS

Enviar os relatórios para : comissao.estagiosefi.gv@ufjf.br

ESTÁGIOS realizados entre 2021 e 2022 (abre em nova janela).