Fechar menu lateral

Visita Técnica Democrata

No dia 07/04 de 2015 os alunos do 1º período do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus Governador Valadares) tiveram aula da disciplina Introdução e História da Educação Física no Estádio José Mammoud Abbas, casa do time de futebol local: o Democrata Esporte Clube. Recebidos pelo jornalista valadarense Tim Filho e acompanhados pela professora da disciplina Doiara Santos, os alunos conheceram marcos e fontes do acervo histórico do clube e tiveram uma excelente aula relacionando história, esporte e sociedade.

Autor do livro “Democrata: a pantera cor de raça”, Tim relatou como adentrou na pesquisa histórica, colhendo fontes (fotos, registros, documentos) e relatos de antigos moradores, torcedores, funcionários e atletas do time de futebol de da cidade. Contou também sobre a própria formação e emancipação de Governador Valadares que se relaciona diretamente com o esporte, o desenvolvimento urbano com a linha de trem, o desenvolvimento da comunicação, etc.

A aula oportunizou interessantes discussões sobre identidade cultural, esporte, gênero, discriminação racial, política, metodologia de pesquisa histórica, dentre outros temas que se entrecruzaram nas interações dos alunos com o espaço, os objetos, o livro, os funcionários e com o autor do livro. Com a perspectiva do torcedor, jornalista e acadêmico, mas, em diálogo constante com autores da Educação Física, Tim contribuiu para compreender os elementos trabalhados na disciplina. Ao final da visitação, todos os alunos foram presenteados com um exemplar do livro do Tim Filho que é recheado por imagens, anedotas e constatações históricas de grande contribuição à formação dos profissionais em formação na UFJF, Governador Valadares. A atividade aproximou as discussões fomentadas com os alunos na universidade da realidade local, suscitando questões e debates que podem se desdobrar em pesquisa, extensão e outras interações

WP_000873  WP_000868  WP_000864  WP_000861  WP_000860  13086_10155359328110542_7711926166889943832_n