Fechar menu lateral

Orientações Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2019

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Seu objetivo é aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências, habilidades e o nível de aprofundamento nos conhecimentos sobre a realidade brasileira.
O Sistema Enade estará disponível no endereço: inep.gov.br
 
Em 2019, a prova acontece dia 24 de novembro, domingo, a partir das 13:30h. 
 
Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do artigo 5º da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, sendo a regularidade do Estudante perante o Exame atribuída pelo Inep, condição necessária para a conclusão do curso de graduação, de acordo com o disposto no §1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018.
 
Quem deverá fazer o ENADE:
 
DOS ESTUDANTES HABILITADOS
– Deverão ser inscritos no Enade 2019 todos os Estudantes ingressantes e os concluintes habilitados de cursos de bacharelado.
– Consideram-se Estudantes habilitados:
a. Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2019, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2019;
b. Concluintes de Cursos de Bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2019, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2020; 
 
– O Estudante que estiver vinculado ao curso, independentemente da sua situação de matrícula (trancada ou afastado da Instituição de Educação Superior), estando habilitado, como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no Enade 2019.
 
Atenção: Os estudantes habilitados deverão solicitar inscrição via SAU até o dia 08 de agosto!! E receberão resposta de confirmação até o dia 11 de agosto. Leiam o edital! As inscrições já  começaram. 
 
A realização do Enade 2019 abrangerá a aplicação dos seguintes instrumentos:
– Prova: destinada a aferir o desempenho dos Estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
– Questionário do Estudante: destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos Estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos Estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e IES.
 
Os instrumentos previstos (prova e questionário) são de caráter obrigatório, configuram a efetiva participação no Exame e serão objeto de verificação no processo de atribuição de regularidade dos Estudantes perante o Enade 2019.
 
A existência de irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau do Estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório, conforme previsto no §5º do art. 5º da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004.
 
 
Cronograma parcial: 
– Inscrição dos Estudantes Ingressantes e Concluintes Habilitados  pelo Coordenador do Curso –  Das 10h do dia 01 de julho de 2019 às 23h59 do dia 11 de agosto de 2019, horário de Brasília, DF.
– Preenchimento do Cadastro de informações pessoais dos Estudantes Concluintes pelo Estudante  – Das 10h do dia 01 de julho de 2019 às 23h59 do dia 21 de novembro de 2019, horário de Brasília, DF.
– Preenchimento do Questionário do Estudante pelo Estudante – Das 10h do dia 02 de setembro de 2019 as 23h59 do dia 21 de novembro de 2019,horário de Brasília, DF.
– Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade pelo Inep –  A partir do dia 08 de novembro de 2019.
– Aplicação da Prova pelo  Inep 24 de novembro de 2019 (abertura do portões as 12h e fechamento dos protões as 13h).
Mais informações podem ser acessadas pelo endereço: