Obras derivadas de teses, dissertações e/ou obras coletivas

Você está em: Como Publicar > Obras derivadas de teses, dissertações e/ou obras coletivas

TESES E DISSERTAÇÕES:

A EDITORA UFJF considera que teses e dissertações já são publicações de acesso aberto na Internet. Para que os temas abordados nesses tipos de trabalho acadêmico possam vir a ser publicados por esta casa editorial, no momento da submissão deverão ser retrabalhados e adaptados à forma de livro, levando em consideração o público ao qual se destinam. Ressalta-se que o conteúdo é de responsabilidade de seu autor, devendo apresentar aspectos relevantes diferenciadores da dissertação/tese em si, já publicada em acesso aberto, como por exemplo, contribuições que foram ou estão sendo acrescentadas à obra, decorrentes de sua defesa e/ou aplicabilidades de seu estudo/pesquisa. Igualmente, deverá constar nota explicativa de que o texto é originário da dissertação/tese, com os devidos créditos de autoria, banca e endereço eletrônico do original. Não deve conter em seu teor e forma de apresentação as características que constituem trabalho de conclusão acadêmica.

OBRAS COLETIVAS:

Obras de contribuição coletiva, organizadas, compiladas e que tratarem de uma coletânea de artigos diversos, deverão obrigatoriamente ter um “organizador”, que se responsabilizará pelas mesmas perante a submissão à EDITORA UFJF, bem como perante o público em geral. Esse organizador deverá proceder ao alinhamento do texto, numa sequência lógica e complementar, criando um fio condutor entre os artigos, que se transformam em capítulos. Esse tipo de submissão não poderá referir-se a anais de eventos (simpósios, congressos, reuniões). A organização dessa categoria de publicação deve obedecer rigorosamente ao formato de um livro, atendendo aos padrões formais adotados e publicados por esta casa editorial (Guia do Autor) em todos os seus capítulos, como o formato e tamanhos das fontes, espaçamentos, citações, referências, metodologias, entre outros.