UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Laboratório Casa Sustentável

Você está em: Projetos Vinculados > Laboratório Casa Sustentável

Laboratório Casa Sustentável no Jardim Botânico da UFJF

Laboratório Casa Sustentável no Jardim Botânico da UFJF

O Laboratório Casa Sustentável – LCS está inserido no Jardim Botânico da cidade de Juiz de Fora, em fase final de implantação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e será um espaço de ensino, pesquisa e extensão, voltado para a temática da edificação sustentável

O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade – ECOS do curso de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com o Grupo de Estudos em Edificação Sustentável (GEES/CNPQ), com o Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica (Pet Eletrica), com o Grupo de Pesquisa Aplicada em Materiais e Construção Sustentável (PARES/CNPQ) e com o Núcleo de Iluminação Moderna, da Faculdade de Engenharia (NIMO), todos da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Por meio de um processo de concepção integrada entre várias especialidades envolvidas, foram abordados os materiais e sistemas construtivos, iluminação, sistemas hidrossanitários, eficiência energética, automação, monitoramento e simulação na área de conforto ambiental. O principal fator motivador para a idealização do LCS foi o reconhecimento da grandeza dos
impactos das construções sobre o meio ambiente e a consciência da necessidade de se agir em larga escala, junto à sociedade no sentido de contribuir para mudanças de comportamento de forma mais abrangente e efetiva. Pretende-se reduzir estes impactos e, ao mesmo tempo, contribuir para um maior conhecimento sobre edificações sustentáveis.

O desenvolvimento do projeto incluiu as seguintes etapas: pesquisa e análise de estudos de caso de espaços similares desenvolvidos em universidades brasileiras (cujos objetivos coincidiam, em parte, com os nossos); pesquisa bibliográfica relacionada aos princípios de conforto ambiental, arquitetura bioclimática e arquitetura sustentável; definição de objetivos a serem atingidos pelo futuro espaço; definição do programa arquitetônico e técnico com base interdisciplinar; simulação do estudo preliminar para orientar o desenvolvimento do projeto; e projetos executivos detalhados pelas equipes especialistas. Concebeu-se uma arquitetura orientada para o conforto ambiental, com aplicação de estratégias projetuais de arquitetura bioclimática, seleção de materiais e de técnicas construtivas baseada em princípios de sustentabilidade e sistemas prediais ecoeficientes.

A adoção de estratégias que estimulem a percepção dos visitantes, através de um percurso lúdico por ambientes semelhantes aos de uma casa, permite reações positivas e/ou negativas de acordo com as sensações de conforto ou desconforto. Essas percepções podem ser manifestadas pelos visitantes, em cada ambiente, através de repostas a pergunta fritas em telas de computadores presentes em cada ambiente.

No âmbito da pesquisa, os grupos envolvidos utilizarão este espaço para avaliar o desempenho de materiais e técnicas, realizar medições e simulações de conforto ambiental e realizar pesquisas comportamentais junto ao público visitante. Inúmeras oportunidades temáticas poderão ser exploradas, envolvendo trabalhos de graduação e de pós-graduação.

No âmbito da extensão visa promover a conscientização do público visitante sobre o que são os princípios de sustentabilidade aplicados à edificações e sobre conceitos e técnicas de arquitetura bioclimática. Visa ainda promover a capacitação de estudantes de arquitetura e de engenharia para a realização de projetos mais sustentáveis. Os bolsistas serão guias que acompanharão os visitantes, conduzindo-os pelo percurso da exposição e orientando-os a emitir sua opinião sobre cada espaço visitado.

No ensino, o LCS representará uma oportunidade de atividades práticas para diversas disciplinas de arquitetura e engenharia, relacionados aos temas tocados pelo laboratório, como aplicações dos conhecimentos desenvolvidos em sala de aula.

A estratégia descrita permite sensibilizar e mobilizar os usuários, através de instrumentos didáticos, para a importância do planejamento do projeto e construção de maneira eficiente e adequada, além de viabilizar testes do desempenho efetivo das técnicas, e confrontação de resultados de medições como a opinião dos usuários, criando insumos para análises críticas sobre índices de conforto adotados pela bibliografia e para pesquisas diversas.

Laboratório de Conforto Ambiental – ECOS