UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Escrevendo em LaTeX

Você está em: Material de apoio > Escrevendo em LaTeX

LaTeX

A linguagem TeX é um sistema de processamento de texto open source altamente sofisticado, que permite a composição de documentos complexos como artigos científicos, livros, gráficos elaborados, e até documentos interativos e animações.  O LaTeX é um pacote elaborado para a criação de textos impressos, com enfoque especial em textos matemáticos e científicos, e tem sido pré-requisito obrigatório para a submissão de artigos em algumas revistas científicas internacionais.

Para entender o LaTeX é preciso entender como os editores convencionais trabalham com textos. Editores de texto convencionais usam a sistemática WYSIWYG, sigla de “what-you-see-is-what-you-get”, que, basicamente, significa a capacidade de um software permitir a edição de um documento no mesmo visual de sua impressão. Contudo, a maioria dos programas em LaTeX, o processamento de texto é feito em duas etapas, sendo a primeira com o texto em escrito na sintaxe TeX, e, em seguida, o arquivo a ser impresso é submetido a um programa formatador de texto, no caso o MiKTeX, que estrutura o layout de apresentação ou impressão do texto. 

Entretanto, algumas ferramentas combinam o LaTeX com a sistemática do WYSIWYG (alguns de forma parcial), entre os gratuitos estão o: LyX  Authorea, Fidus Writer e writeLaTeX, entre os pagos existem o BaKoMa TeX e o Scietific WorkPlace.

Entre os editores que não usam a sistemática WYSIWYG, existem muito mais ferramentas pagas e gratuitas, cada uma de acordo com o interesse do usuário, como AUCTeX, Eclipse, EmilTex, Gummi, JLatexEditor, DataMeltLatexLab,  LEd Texmaker, entre outros.

 

Vantagens do LaTeX em relação aos processadores de texto:

Aprendizagem, no entanto, é mais difícil que em programas WYSIWYG, como a Microsoft Word, principalmente porque alguns comandos do LaTeX podem não ser tão intuitivos no inicio. 

 

Editores LaTeX

LEd

O LEd ou LaTeXEditor é um programa gratuito para processamento rápido de documentos TeX/LaTeX. Ele disponibiliza recursos de gerenciamento de projetos, edição, ferramentas para checar ortografia e enciclopédia; visualizador DVI integrado, dicas descritivas para comandos LaTeX e mecanismos de complementação de códigos.O programa é grátis e compatível com o sistema operacional Windows. Sua ultima versão data o ano de 2009.

Links:

 Download

http://www.latexeditor.org

http://personal.bgsu.edu/~zirbel/5920/latex/using_the_latex_editor_LEd.htm

https://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX/Installation

 

 

LyX

LyX  é um editor de documentos que segue o padrão WYSIWYM (whatyouseeiswhatyoumean – basicamente, “o que se vê é o que se quer dizer”). Esse modelo possibilita que o usuário preocupe-se apenas com a estrutura e o conteúdo do texto, visto que a formatação é feita pelo próprio LaTeX.

O processador de documentos LyX está disponível para vários sistemas operacionais, como por exemplo: Unix, Mac OS X, OS/2, Windows e Linux.  O LyX é um programa de código aberto que pode ser livremente redistribuído e/ou modificado sob os termos da Licença Pública GNU (GPL). A sua última versão data o ano de 2015

Podem ser listados alguns dos recursos do LyX:

Links:

Download

http://www.lyx.org/VisualTour

http://www.troubleshooters.com/linux/lyx/lyx_latex_tex.htm

 

AUCTex

O AUCTex é um editor para escrita e formatação, que permite vocêprocessar seus arquivos fonte executando Texa partir do Emacs, além de navegar através dos erros reportados TeX.  Ele move o TextCursor diretamente para o erro reportado, e exibe alguma documentação para aquele erro particular. Isso funciona até mesmo quando o documento está espalhado por vários arquivos.

O AUCTeX fornece uma ampla gama de macros Emacs úteis, que de várias maneiras diferentes pode ajudá-lo a escrever seus documentos rapidamente.Ele é distribuído sob a GNU General PublicLicense.

Links:

http://www.gnu.org/software/auctex/

http://freshmeat.net/projects/auctex/ 

http://www.ntg.nl/maps/23/18.pdf

http://piotrkazmierczak.com/2010/emacs-as-the-ultimate-latex-editor/

 

Fidus Writer

Fidus Writer é um editor colaborativo on-line feito especialmente para acadêmicos que precisem usar citações e/ ou fórmulas. O editor incide sobre o conteúdo, em vez do layout, para que, com o mesmo texto, possa-se publicá-lo mais tarde, de varias maneiras: em um site como livro impresso, ou como e-book. Em cada caso, você pode escolher entre uma série de layouts que são adequadas para o meio de escolha.

Links:

https://github.com/fiduswriter/fiduswriter

http://fiduswriter.org/

 

Texmaker

Texmaker é um editor de código aberto, moderno e multi-plataforma para sistemas Linux, MacOSX e Windows que integra várias ferramentas necessárias para desenvolver documentos com LaTeX, em apenas uma aplicação.

O editor inclui suporte completounicode, verificação ortográfica, auto-realização, código de dobradura e um visualizador de PDF integrado com o apoio SyncTeX e modo de visualização contínua.Texmaker é liberado sob a licença GPL.

Inclui assistente para as seguintes tarefas:

A linguagem gráfica Asymptote também é totalmente suportada pelo Texmaker (tanto para edição e compilação).

link:

http://www.xm1math.net/texmaker/

 

ScientificWorkPlace

 

ScientificWorkplace é pacote de software para processamento de texto científico em Microsoft Windows, sendo uma interface gráfica para a edição de arquivos de origem LaTeX com a mesma facilidade de uso de um processador de texto (WYSIWYM), mantendo uma visão de tela que se assemelha, mas não é idêntico a eventual saída que produz LaTeX. Ele também inclui um sistema de álgebra computacional integrado.

ScientificWorkPlace faz com que seja fácil de mudar o estilo geral de um documento em uma única operação. Ele vem com vários estilos predefinidos, mas a instalação de um novo estilo pode ser um pouco complicada.

Com ScientificWorkPlaceVersion 6, você tem uma escolha de sistemas operacionais: Windows® ou OS X®. Esta versão oferece mais flexibilidade; você pode salvar ou exportar seus documentos em vários formatos de acordo com a sua publicação e necessidades de portabilidade.  Além disso, você pode exibir o documento com ou sem tags XML, como código-fonte XHTML ou PDF.

Links:

http://www.mackichan.com/index.html?products/swp.html~mainFrame

ftp://ftp.mackichan.com/download/version60/doingmath-60.pdf

https://www.york.ac.uk/media/it-services/docs/training/materials/misc/CreatingDocs-55.pdf

 

WriteLatex

WriteLatex é um editor gratuito que permite você criar, editar e compartilhar textos científicos online usando o Latex. Ele oferece uma pré visualização para que se possa ver os resultados imediatamente. Não há software para instalar, assim permite você começar a escrever instantaneamente.

Todos os seus arquivos são armazenados de forma segura, e pode ser acessado a qualquer momento, apenas com o uso de um navegador.

Quando terminado seu trabalho, o serviço de publicação integrada no WriteLatex, permite que se obtenha o seu trabalho a um público amplo de forma rápida e eficiente.

Esses sites a seguir são muito interessantes, porque permite que você trabalhe com LaTeX pela própria web.

Links:

http://writelatex.com

https://www.overleaf.com/edu

https://sociaisemetodos.wordpress.com/2013/09/16/aprendendo-latex-utilizando-o-writelatex-i/