UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Histórico

Você está em: Laboratório > Histórico

No início da década de 90 foi criado o NUPE (Núcleo de Pesquisas) com o objetivo de congregar os trabalhos de pesquisas na antiga FEA. O primeiro projeto de pesquisa desenvolvido foi financiado pela Fapemig e teve como título “A experiência de industrialização recente na região polarizada por Juiz de Fora: o caso da Cia Paraibuna de Metais e da Siderúrgica Mendes Júnior”, cujo relatório foi concluído em 1994.

Em 1993 foi criado, dentro do NUPE, o Grupo de Acompanhamento de Conjuntura (GAC) que até hoje mantém ativas suas atividades, hoje incorporadas ao ECONS. O NUPE, em todo este período, serviu como base de apoio para que, cerca de 15 anos depois, fosse criada a pós-graduação stricto sensu com o curso de Mestrado em Economia Aplicada no ano de 2006.

Em 2008 foi criado o LABFEA, aproveitando o histórico e a experiência do NUPE e do Grupo de Conjuntura. Eram oferecidos produtos e serviços adequados às necessidades de pesquisa dentro da antiga FEA e UFJF.

Em 2010, surge o nome ECONS[1], buscando atender às demandas da nova Faculdade de Economia. De forma independente do curso de Administração, o ECONS inaugura uma nova fase de atividades, com o interesse explícito de dar suporte às atividades de pesquisa da pós-graduação stricto-sensu. A ideia central é fomentar a publicação do quadro de pesquisadores da unidade por meio da disponibilização de informação e dados, propiciando uma interação entre a graduação e o mestrado em economia. Com um treinamento diferenciado dos bolsistas no que tange à elaboração e tratamento de bases de dados, o ECONS tem também o interesse de promover análises de interesse de parceiros externos tanto na iniciativa pública quanto privada, cumprindo seu papel de gerar resultados não apenas acadêmicos, mas para a sociedade como um todo.


[1] Nome inspirado no termo usado por AXEL LEIJONHUFVUD (UCLA) no artigo intitulado “Life among the Econ”, publicado no Western Economic Journal 11, 327–337, Setembro de 1973.

 

[voltar]