UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Histórico

Você está em: A Faculdade > Histórico

A Faculdade de Economia nasceu em 2 de abril de 1941, na Academia de Comércio, com a criação do curso superior de Administração e Finanças. A primeira turma funcionou no turno noturno e era composta por dezesseis alunos. A denominação Ciências Econômicas, só veio em 1943, obedecendo ao Decreto-lei nº1988. Nesse mesmo ano, foi celebrada a posse do Diretório Acadêmico.

As dificuldades vieram no ano seguinte, tendo sido determinado o encerramento do curso, devido principalmente às dificuldades financeiras. Porém, alunos e professores empenharam-se no desenvolvimento da Faculdade e buscaram a adesão de instituições financeiras a Instituição. Tendo em vista a situação econômica vigente na época, tornaram-se fundamentais os estudos relativos às questões econômicas, daí a importância da criação do Centro de Estudos Econômicos, no ano de 1946.

No ano de 1952, a Faculdade é reconhecida através do Decreto nº 30908. O reconhecimento marca uma nova fase para a Faculdade, pois veio acompanhado de credibilidade junto à sociedade. Ainda nessa mesma década, o recebimento de verbas federais, possibilitou a compra de sede própria. Assim, em junho de 1956, as dependências da Faculdade são transferidas para a Av. Barão de Rio Branco, 3460. No ano de 1960, pretendendo a federalização à recém-criada Universidade Federal de Juiz de Fora, a Instituição transfere para a União seu patrimônio avaliado em Cr$ 11.630.051,20, relativos ao imóvel de sua sede.

Em 1988, já em funcionamento no Campus Universitário, é criado o curso de Administração diurno, surge então, a Faculdade de Economia e Administração (FEA). No ano de 1999, dá-se início a Escola de Negócios da FEA através da oferta dos cursos de especialização (MBA’s). É o início da pós-graduação lato sensu na FEA. Em 2000 foi criado o curso noturno de Administração, já o curso de Economia noturno teve sua primeira turma em 2002. Mais recentemente, em 2006, surge o curso de Mestrado em Economia Aplicada, primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da FEA.

No ano de 2010, a FEA passa por uma grande mudança. O desmembramento da FEA leva a separação da Faculdade em duas Unidades: a Faculdade de Economia e a Faculdade de Administração. A separação surge a partir da evolução acadêmica que culminou em projetos diferenciados por parte dos núcleos de Economia e de Administração. Com esta mudança surgem novas possibilidades de desenvolvimento institucional com as duas Unidades Acadêmicas autônomas. Assim, em 2010 a Faculdade de Economia inicia uma nova fase, cheia de grandes expectativas.

Em 19 de novembro de 2012, O Campus Avançado Governador Valadares iniciou suas atividades onde  são oferecidas 850 vagas anuais em dez cursos presenciais de graduação. O Curso de Ciências Econômicas foi um dos escolhidos a ser ministrado no Campus Avançado, atendendo à demanda regional e a um acordo entre o Ministério da Educação, UFJF e a Prefeitura de Governador Valadares.

Faculdade de Economia