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Estudo dirigido de Introdução a Ciência de Dados com R

Caríssimos,

Eu participo de um projeto de extensão sobre Ciencia de Dados e irei ofertar um estudo dirigido de R aos bolsistas.

Como muitos sabem a linguagem de programação R é open source e possui uma vasta biblioteca muito utilizada em estatística e mais recentemente em data science, com inúmeras aplicações em trabalhos acadêmicos. Pode-se dizer que rivaliza com o Python em data science, mas  tem um viés mais acadêmico (nem por isso é menos utilizada em contextos comerciais) e é bem amigável, sobretudo no tocante às suas GUIs fáceis de serem implementadas e também pela ótima interface que tem com o LaTex, o que permite que se escreva um artigo inteiro utilizando os recursos do R, gerando o PDF e etc.

A ideia é a de oferecer um estudo dirigido em um formato de tutorial, ao estilo learning by doing, de uma introdução ao R voltado para a sua utiilização ciência de dados, seguindo uma referência básica. É, portanto um curso introdutório! Referências complementares também serão apresentadas, não somente livros, mas também vídeos e posts de blogs. Também acessaremos fóruns de discussão.

O projeto tem por objetivo também de encaminhar a discussão para o uso de data science voltada para o mercado financeiro… Se formos bem sucedidos, e tenho certeza de que temos tudo para isso, ao final das discussões os participantes sarão capazes de tomar dados de mercados de empresas cotadas em bolsa, taxas de câmbio, criptomoedas… e então montar gráficos de cotações (linhas, candlesticks,…) e inserir variáveis de análise técnica, como médias móveis por exemplo. E, claro, dependendo do entusiasmo e, principalmente da participação, poderemos avançar em outras direções, caso disponhamos tempo. Adianto-lhes que a minha participação será principalmente na direção de orientá-los nessa caminhada. Estarei no back-office.

A programação é, assim, baseada em três pilares:

– leituras de textos (em geral capítulos de um livro, podendo vir a ser intercalado com outras leituras, oriundas inclusive de blogs da área);

– disponibilização do código em R tratado na leitura para acompanhamento das aulas; e

– materiais complementares ao tema em estudo, como outros códigos, markdowns, GUIs e aulas do youtube por exemplo, que servirão de base para pesquisa de materiais complementares a cada tópico.

Em que ambiente? Criei um canal privado no telegram que é por onde irei disponibilizando os materiais (sé eu poderei postar neste canal, que utilizarei para postagens de materiais e de tópicos destinados a todos). E também criei um grupo por onde poderemos interagir como em uma espécie de fórum de discussão, que poderá ser o embrião de um fórum permanente!

A ideia, em sumo, é de passar-lhes de maneira organizada e bem estruturada um material autocontido para que possam explorar, estudar e avançar. E também espero que o aprendizado de cada um possa vir a ser compartilhado por todos. Eu não tenho dúvidas de que aprenderei muito com este projeto e este é também um dos meus objetivos. A área de computação é por demais propícia para aprendizado em network e por meio do grupo seja realizado uma rede de colaboração, onde os mais experientes possam contribuir para a formação dos iniciantes.

Como contrapartida eu espero que em cada semana resolvam uma lista de exercícios, não individual, mas em grupo (espero que todos realmente participem) e, como já mencionei antes, a ideia de utilizar o telegram é a de que ele possa servir como um forum de discussão onde cada um dos participantes poderá também compartilhar outros materiais AFINS (sem spam ou não relacionados com o tema – sob pena de exclusão do grupo) com os colegas e ajudar nas dúvidas. Enfim, um ambiente saudável de aprendizado via compartilhamentos.

Sintam-se a vontade para chamarem outros colegas também.

Todos são muito bem vindos!

Atenção. Quem tiver interesse, por favor, envie-me um e-mail confirmando o interesse para que eu possa encaminhar os links de participação no Telegram.

Nos reunimos em breve, a ideia é a de iniciarmos ainda nesta semana.

 

Prof Paulo Coimbra