Fechar menu lateral

Processos de Ensino-aprendizagem

Descrição: Contribuições da Psicologia para a compreensão das relações ensino/aprendizagem. A sala de aula como espaço de aprendizagem e desenvolvimento. O papel do professor na relação de aprendizagem. A construção de conhecimentos e avaliação da aprendizagem.

Bibliografia básica:

HILL, W.F. – Aprendizagem. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1981.

NOVAES, Maria Helena. Psicologia do ensino-aprendizagem. Sao Paulo. Atlas. 1977

PFROMM NETTO, S. Psicologia da aprendizagem e do ensino. São Paulo: EPU/EDUSP, 1987.

WITTER, Geraldina Porto. Psicologia da aprendizagem. São Paulo: EPU, 1984.

Bibliografia complementar:

COLL, C.; PALACIOS, J. E MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

HILGARD, E. F. Teorias da Aprendizagem. EPU, São Paulo, 1973.

STOCKER, Claudia Teresinha. Os caminhos e descaminhos da leitura na aquisição do conhecimento. Nova Friburgo. Exito 2011