Fechar menu lateral

Educação Física Adaptada

Descrição: Fundamentos neuroanatomofisiológico, conceitos e característica das deficiências sensoriais, físicas e cognitivas. Conhecimentos teóricos relacionados aos principais tipos de deficiência e suas características. Análise da atividade física e os processos adaptativos em pessoas com deficiência. Estudos da evolução social-educacional-político das atividades para pessoas com deficiência.

Bibliografia básica:

ELIAS, N; SCOTSON, J. Os estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

FERREIRA, E. L. Dança em cadeira de rodas: os sentidos dos movimentos na dança como linguagem não verbal. Campinas: RVieira, 2002.

RODRIGUES, D. (org), Atividade Motora Adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes médicas, 2006.

FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce uma introdução às ideias de Feverstein. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Bibliografia complementar:

ADAMS, R. C.; DANIEL, A. N.; MCCUBBIN, J. A.; RULLMAN, L. Jogos, esportes e exercícios para o deficiente físico. São Paulo: Manole, 1985.

ROSADAS, Sidney de Carvalho. Atividade física adaptada e jogos esportivos para deficiente: eu posso vocês duvidam?        Rio de Janeiro. Atheneu,1989.

FERREIRA, E. L.; FERREIRA, M. B. R.; FORTI, V. A. M. Interfaces da dança para pessoas com deficiência. Campinas: RVieira, 2002.