UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Curso

Você está em: Institucional > Curso

Desde a reabertura da Faculdade de Direito, em março de 1934, até os dias atuais, o Curso possui a duração de cinco anos, distribuído em disciplinas gerais e específicas (teóricas e práticas).

Anfiteatro

Inicialmente, o programa adotado foi o da Faculdade de Direito da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), mas, aos poucos, os catedráticos locais definiram seus respectivos programas. Algumas disciplinas mantiveram a nomenclatura; outras, extintas ou criadas – reflexos das adaptações à contemporaneidade vivenciada. No entanto, algumas áreas mantêm-se as mesmas em essência, mas sofreram modificações representativas ao longo das últimas décadas do século XX: Economia Política; Ciencia das Finanças; Introdução à Ciência do Direito; Direito Constitucional; Teoria Geral do Estado; Direito Civil; Direito Penal; Direito Comercial; Direito Romano; Medicina Legal; Direito Judiciário Civil; Direito Judiciário Penal; Direito Administrativo; Direito Público Internacional; Direito Internacional Privado; Direito Industrial e Legislação do Trabalho.

Antiga sala de aula

A metodologia de ensino jurídico, um constante desafio, se adapta às tecnologias: do uso do tablado, guarda-pó, lousa negra, giz branco, carteiras tipo mesa, provas discursivas (acrescidas de banca examinadora para as provas orais nos exames finais) ao quadro branco, marcador de quadro, carteiras universitárias e uso de projetor multimídia.

Nova sala de aula

Há uma carcterística que se apresenta como um perfil da instituição, que é a efetiva implantação de disciplinas de complementação, eletivas, a permitir uma constante atualização do curso, conforme as necessidades de aprofundamento e sistematização do conteúdo jurídico, de constante diálogo com o fato social, além de permitir ao discente que desenvolva maiores estudos em áreas de interesse.

 

Fonte: Faculdade de Direito (UFJF) – Projeto Pedagógico do Curso

Fotos: Alexandre Dornelas

Compartilhe:

    Faculdade de Direito