Enade 2018 tem 84% dos inscritos presentes

Foi realizado no último domingo, 25 de novembro, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018.  Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estavam inscritos 550.842 estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins; e em cursos superiores de tecnologia em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. Desses, 461.845 (83,8%) participaram das provas. A abstenção registrada foi de 16,2%, menor que a de 2015, quando os ausentes representaram 18,6% dos inscritos.

O Exame teve quatro horas de duração e os participantes de 27 áreas responderam a 40 questões. O Enade é composto por itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de Componente Específico. Os resultados de desempenho do estudante serão disponibilizados exclusivamente para o participante, no Sistema Enade, por meio do Boletim de Desempenho Individual do Estudante, a partir de 30 de agosto de 2019. Para a mesma data está prevista a divulgação dos resultados de cursos, IES e áreas de avaliação. Eles serão disponibilizados para consulta pública no Diário Oficial da União, Sistema Enade, Sistema e-MEC e Portal do Inep, na forma de conceitos, relatórios, microdados e sinopse estatística.

A regularização da situação de estudante irregular no Enade 2018 ocorrerá por um dos seguintes processos:

Dispensa de prova: quando o estudante não comparecer ao local de aplicação de prova designado pelo Inep, desde que o estudante tenha cumprido os demais requisitos para a obtenção de regularidade no Enade. De 2 a 31 de janeiro de 2019

Declaração de responsabilidade da IES: quando o estudante habilitado não for inscrito no período previsto no Edital ou deixar de ser informado sobre sua inscrição no Enade, além de outras situações que inviabilizem integralmente a participação do estudante, por ato ou omissão da IES. De 2 a 31 de janeiro de 2019