Alunos da UFJF inscritos no Enade precisam apresentar atestado de presença ou justificativa de ausência

Como consta no calendário acadêmico, o período da Colação de Grau Unificada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será de 19 a 21 de dezembro, data anterior à estimativa de divulgação da lista de regularidade do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade) pelo INEP. Diante disso, considerado o disposto no item 16.2 do edital Enade 2017, a Diretoria de Avaliação Institucional elaborou dois documentos para serem preenchidos pelos estudantes concluintes no Enade 2017: um atestado de presença na prova do Enade e um requerimento de justificativa de ausência.

O estudante concluinte deve preencher um dos documentos, assiná-lo (e justificá-lo, no caso de solicitação de dispensa) e entregá-lo ao coordenador de curso – impresso (em mãos) ou digitalmente (por e-mail). Recomendados que os documentos assinados e entregues pelos alunos sejam arquivados na coordenação do curso.

Findo esse prazo, o coordenador deve elaborar duas listas, uma constando nominalmente os alunos que fizeram o Enade e a outra constando nominalmente os alunos que não compareceram ao Exame, e enviá-las impreterivelmente, até o dia 04/12/2017, para o e-mail da Diretoria de Avaliação Institucional (secretaria.avaliacao@ufjf.edu.br). É de suma importância o envio das duas listas para que possamos conferir o status de regularidade dos estudantes junto à CDARA antes do período de colação de grau.

O Enade é um componente curricular obrigatório estabelecido pelo INEP/MEC e, por isso, todos os alunos que possuem mais de 80% da carga horária do curso concluída até o último dia de inscrições (31/08/17), ou ainda, aqueles que querem receber o diploma até julho de 2018, têm de fazer o Exame.