UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: EADDCC047 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Créditos: 7

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa Fase de execução: Realização da prática de sala de aula na unidade escolar definida; prática e aprofundando do processo de construção do conhecimento; propostas de ações para a prática a qual será vivenciada, durante o período. O planejamento, a regência de classe e a avaliação, como atividades críticas, capazes
de revelar dificuldades e fomentar soluções diferenciadas para as necessidades dos alunos. análise dos trabalhos realizados e proposição de ações de reencaminhamento
da prática (ação
Conteúdo 1.Fase de execução: Realização da prática de sala de aula na unidade escolar definida; prática e aprofundando do processo de construção do conhecimento; propostas de ações para a prática a qual será vivenciada, durante o período. 2.O planejamento, a regência de classe e a avaliação, como atividades críticas, capazes de revelar dificuldades e fomentar soluções diferenciadas para as necessidades dos alunos. análise dos trabalhos realizados e proposição de ações de reencaminhamento da prática (ação
Bibliografia FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 23ª Ed., Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura).
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Artmed, 2000. PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Artmed, 2002.
PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação
dos professores e o desafio da avaliação. Aretmed, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Artmed,
2001.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil:
gênese e crítica de um conceito. Cortez, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, Vozes,
2002.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Artmed, 1998.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar