UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: EADDCC046 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Créditos: 4

Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Ementa Dimensões históricas, filosóficas, sociológicas e políticas da Educação de Jovens e Adultos. O legado e a contribuição de Paulo Freire na alfabetização de adultos. As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar: a visão social
da educação. A natureza dos estilos cognitivos na construção do conhecimento escolar. Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensinoaprendizagem na educação escolar de jovens e adultos e possibilidades de reconstrução de conhecimento.
Conteúdo 1.Dimensões históricas, filosóficas, sociológicas e políticas da Educação de Jovens e Adultos. 2.O legado e a contribuição de Paulo Freire na alfabetização de adultos. 3.As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar: a visão social
da educação. 4.A natureza dos estilos cognitivos na construção do conhecimento escolar. 5.Pedagogia de Projetos como alternativa para o ensinoaprendizagem na educação escolar de jovens e adultos e possibilidades de reconstrução de conhecimento.
Bibliografia FERNANDEZ, A. A inteligência aprisionada. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra,
1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. HABERMAS, Jürgen. Teoria da Ação Comunicativa. Madri, Taurus, 1987.
HADDAD, Sérgio. Estado e Educação de Adultos (1964/1985). Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1991.
HADDAD, Sérgio.e DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos.
ANPED, Revista Brasileira de Educação. Mai/jun/jul/ago. Nº 14, Ano 2000, Número
Especial.
PAIVA, Vanilda. Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo, Loyola,
1973.
PICONEZ, Stela. Educação Escolar de Jovens e Adultos: a reconstrução dos conhecimentos na organização do trabalho pedagógico. Série Relatos de Pesquisa, n. 29, INEP, Brasília, MEC/INEP, 1994.
PICONEZ, Stela. Pedagogia de Projetos como alternativa para ensinoaprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Reflexões 16, jan,
NEAFEUSP, 1998.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar