UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: EADDCC041 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Créditos: 6

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa Fase de execução: prática de sala de aula. São propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. É a fase de construção do planejamento a partir de propostas de ações para a prática a qual será vivenciada na unidade escolar em questão, durante esses períodos. Participação em sala de aula, como participante e auxiliando o docente em aulas de informática em
instituições de ensino. Discussão da prática vivenciada pelos alunos, e realização de
proposição de ações de reencaminhamento da prática (ação
Conteúdo 1.Fase de execução: prática de sala de aula. São propostas ações para a prática e aprofundamento do processo de construção do conhecimento. É a fase de construção do planejamento a partir de propostas de ações para a prática a qual será vivenciada na unidade escolar em questão, durante esses períodos. 2.Participação em sala de aula, como participante e auxiliando o docente em aulas de informática em instituições de ensino. 3.Discussão da prática vivenciada pelos alunos, e realização de proposição de ações de reencaminhamento da prática (ação
Bibliografia FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 23ª Ed., Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura).
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Artmed, 2000. PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Artmed, 2002.
PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Artmed, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Artmed,
2001.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil:
gênese e crítica de um conceito. Cortez, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, Vozes,
2002.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Artmed, 1998.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar