UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: EADDCC040 - OFICINA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Créditos: 2

Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Ementa Concepção de avaliação, pressupostos e princípios da avaliação; função da avaliação; relação da avaliação com o projeto pedagógico escolar/processo ensino- aprendizagem; avaliação como indicador de novos itinerários de aprendizagem. Procedimentos e instrumentos: métodos de avaliação; construção de instrumentos de avaliação; Construção e execução de um projeto de avaliação a partir de uma temática do contexto.
Conteúdo 1.Concepção de avaliação, pressupostos e princípios da avaliação; função da avaliação; relação da avaliação com o projeto pedagógico escolar/processo ensino- aprendizagem; avaliação como indicador de novos itinerários de aprendizagem. 2.Procedimentos e instrumentos: métodos de avaliação; construção de instrumentos de avaliação; Construção e execução de um projeto de avaliação a partir de uma temática do contexto.
Bibliografia AQUINO, Julio Groppa. Erro e fracasso escolar. SUMMUS, 1997.
ESTEBAN, Maria Teresa et al. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2001.
GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e Transformar o
Ensino. Trad. Ernani R. da F. Rosa. 4ª Ed., Porto Alegre, Artmed, 2000.
HAIDT, Regina C. C. Curso de Didática Geral. 7ª Ed., 5ª impressão, São Paulo, Ática
(série educação), 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré- escola à Universidade. Porto Alegre, Mediação, 2001.
JESUS, Denise Meyrelles de. Atuando em contexto: o processo de avaliação numa perspectiva inclusiva. 2004, vol. 16, págs. 37-49, disponível em www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, Cortez, 2001.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo, Cortez,
1995.
SOUZA, C. P. Avaliação do rendimento escolar. Campinas, Papirus, 1991. TINKELMAN, Sherman N. Melhorando os testes na sala de aula: um manual de procedimentos na elaboração de testes para o professor. Tradução: Juracy C. Marques. Porto Alegre, UFRS, 1967.
VASCONCELOS, Celso. Algumas observações sobre a mudança na prática da
avaliação, In: Revista AEC. Brasília, 1995, ano 24, n. 94 - jan-mar., págs. 87-97.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar