UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: EADDCC039 - OFICINA DE GESTÃO DE SALA DE AULA

Créditos: 2

Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Ementa Funções da gestão de sala de aula: planejamento, organização, execução e avaliação; Ética profissional; a prática docente no contexto do Projeto Pedagógico da escola; a prática interdisciplinar: dificuldades e possibilidades. Gestão democrática e
os instrumentos de participação: planejamento participativo. Planejamento, execução e avaliação da ação educativa na sala de aula; vivências de aulas práticas/simuladas. Proposta de ação interventora para melhoria da prática docente.
Conteúdo 1.Funções da gestão de sala de aula: planejamento, organização, execução e avaliação; Ética profissional; a prática docente no contexto do Projeto Pedagógico da escola; a prática interdisciplinar: dificuldades e possibilidades. 2.Gestão democrática e
os instrumentos de participação: planejamento participativo. 3.Planejamento, execução e avaliação da ação educativa na sala de aula; vivências de aulas práticas/simuladas. 4.Proposta de ação interventora para melhoria da prática docente.
Bibliografia COLL, César; EDWARDS, Derek (orgs.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximação ao estudo do discurso educacional. 1998.
EGAN, Kieran. A mente educada: os males da educação e a ineficiência educacional das escolas. Record, 2004.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. 4ª Ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra,1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 23ª Ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura).
GANDIN, Danilo e CRUZ, Carlos H.C. Planejamento na Sala de Aula. Porto Alegre,1995.
GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e Transformar o Ensino. Trad. Ernani R. da F. Rosa. 4a Ed., Porto Alegre, Artmed, 2000.
HAIDT, Regina C. C. Curso de Didática Geral. 7ª Ed., 5ª impressão, São Paulo, Ática (série educação), 2003, 327págs.
MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Artmed, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Artmed, 1999.
PICONEZ, S. C. B.(coord.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo, Papirus, 1994, 139 págs.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. Cortez, 2002.
VASCONCELLOS, Celso S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 5ª Ed., São Paulo, Libertad Editora, 2004.
VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e
Projeto Político-Pedagógico. 14ª Ed., São Paulo, Libertad Editora, 2005. (Cadernos pedagógicos do Libertad; v. 1).
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar