UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: EADDCC034 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Créditos: 6

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa Fase de observação, investigação, reflexão e problematização da prática relacionada à gestão de sala de aula. Caracteriza-se como preparatória à elaboração
do planejamento a ser apresentado como norteador das ações do processo ensino e aprendizagem a serem executadas nas próximas etapas. Participação em sala de aula, como observador crítico de aulas de Computação desde o planejamento até a avaliação. Elaboração de relatório envolvendo as reflexões sobre as atividades observadas.
Conteúdo 1.Fase de observação, investigação, reflexão e problematização da prática relacionada à gestão de sala de aula. 2.Caracteriza-se como preparatória à elaboração do planejamento a ser apresentado como norteador das ações do processo ensino e aprendizagem a serem executadas nas próximas etapas. 3.Participação em sala de aula, como observador crítico de aulas de Computação desde o planejamento até a avaliação. 4.Elaboração de relatório envolvendo as reflexões sobre as atividades observadas.
Bibliografia FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 23ª Ed., Paz e Terra, 2002.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Artmed, 2000. PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Artmed, 2002.
PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Artmed, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Artmed,
2001.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil:
gênese e crítica de um conceito. Cortez, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, Vozes,
2002.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Artmed, 1998
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar