UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: EADDCC033 - MÉTODOS DE ENSINO DE APRENDIZAGEM EM INFORMÁTICA

Créditos: 4

Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Ementa A multidimensionalidade da didática e o processo de ensinoaprendizagem; a interação do ensino e o cotidiano escolar. Os métodos de ensino-aprendizagem como elemento do planejamento de ensino-aprendizagem; escolha dos procedimentos de ensino e organização das experiências de aprendizagem: critérios básicos e classificação dos métodos de ensinoaprendizagem; métodos e procedimentos de ensino-aprendizagem socializantes; métodos sócio-individualizantes.
Conteúdo 1.A multidimensionalidade da didática e o processo de ensinoaprendizagem; a interação do ensino e o cotidiano escolar. 2.Os métodos de ensino-aprendizagem como elemento do planejamento de ensino-aprendizagem; escolha dos procedimentos de ensino e organização das experiências de aprendizagem: critérios básicos e classificação dos métodos de ensinoaprendizagem; métodos e procedimentos de ensino-aprendizagem socializantes; métodos sócio-individualizantes.
Bibliografia ALENCAR, E.M.L.S. Como desenvolver o potencial criador - um guia para a liberação da criatividade em sala de aula. Petrópolis, Vozes, 1991.
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Artmed,
2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 23ª Ed., Paz e Terra, 2002.
HAIDT, Regina C. C. Curso de Didática Geral. 7ª Ed., 5ª impressão, São Paulo, Ática
(série educação), 2003, 327 págs.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre, ArtMed, 1998.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, Cortez, 1994.
MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar.
Porto Alegre, ARTMED, 2002.
VEIGA. I. P. O. Técnicas de ensino: por que não? Campinas, Papirus, 1992.
ZABALA, Antoni. (org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula.
Artmed, 1999.
ZABALA, Antoni. A prática educativa - como ensinar. Porto Alegre, ARTES MÉDICAS, 1998
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar