UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: EADDCC021 - SEMINÁRIO INTEGRADOR II

Créditos: 2

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa Apresentação de resultados de pesquisas bibliográficas, que promovam a articulação de conteúdos educativos e instrutivos, com enfoque em conhecimentos relacionados ao mundo do professor e a problemática predominantemente observada no sistema educacional brasileiro. Leitura e análise crítica de textos científicos que abordam as tendências educacionais contemporâneas. Debates e reflexões sobre os temas estudados. O aluno deverá construir conceitos de formação profissional por meio de pesquisas sob temas atuais, conforme necessidade apresentada por alunos e professores, de maneira a contribuir com a qualidade dos futuros docentes, bem como, contextualizar o ensino da informática com vistas à melhoria da qualidade do trabalho do professor no atendimento às demandas do mundo contemporâneo.
Conteúdo 1. Apresentação de resultados de pesquisas bibliográficas, que promovam a articulação de conteúdos educativos e instrutivos, com enfoque em conhecimentos relacionados ao mundo do professor e a problemática predominantemente observada no sistema educacional brasileiro.
2. Leitura e análise crítica de textos científicos que abordam as tendências educacionais contemporâneas.
3. Debates e reflexões sobre os temas estudados.
4. O aluno deverá construir conceitos de formação profissional por meio de pesquisas sob temas atuais, conforme necessidade apresentada por alunos e professores, de maneira a contribuir com a qualidade dos futuros docentes, bem como, contextualizar o ensino da informática com vistas à melhoria da qualidade do trabalho do professor no atendimento às demandas do mundo contemporâneo.
Bibliografia ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.). O sentido da escola. 4ª Edição. São Paulo: De Paulo Editora LTDA, 2004.
GADOTTI, Moacyr. A Boniteza de Um Sonho: ensinar - e - aprender com sentido. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2003.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar Em aberto.
Voltar