UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: DCC168 - TESTE DE SOFTWARE

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa Introdução ao Teste de Software. Técnicas de Teste de Software. Teste de Aplicações Web. Teste Manual x Teste Automatizado. Elaboração de Testes.
Conteúdo 1. Introdução ao Teste de Software. O que é testar? Porque investir em Testes? Introdução ao Processo de Teste e Custos. Princípios e conceitos de Teste. Objetivo dos Testes. Ciclo de vida do Processo de Testes. Conceito V de Teste. Testes de Validação e Testes de Verificação. Motivadores do fracasso do Processo de Testes.
2. Técnicas de Teste de Software. Fundamentos do Teste de Software. Teste Caixa Branca. Teste do Caminho Básico. Notação de Grafo de Fluxo, Caminhos Independentes de Programa. Derivação de Casos de Testes, Matrizes de Grafos. Teste de Estrutura de Controle. Teste de Condição. Teste de Fluxo de Dados. Teste de Ciclo. Teste Caixa Preta. Métodos de Teste Baseados em Grafos. Particionamento de Equivalência. Análise de Valor-Limite. Teste de Matriz Ortogonal. Métodos de Testes Orientados a Objetos. Implicações no Projeto de Casos de Teste dos Conceitos OO. Aplicabilidade dos Métodos Convencionais de Projeto de Caso de Teste. Teste Baseado em Erro. Caso de Teste e Hierarquia de Classes. Teste com Base em Cenário. Teste da Estrutura Superficial e da Estrutura Profunda. Métodos de Teste Aplicáveis ao Nível da Classe. Teste Aleatório para Classes OO. Teste de Partição no Nível de Classe. Projeto de Classe de Teste Interclasse. Teste de Várias Classes. Testes Derivados dos Modelos de Comportamento. Teste de Ambientes, Arquiteturas e Aplicações Especializadas. Teste de GUI. Teste de Arquiteturas Clientes/Servidor. Teste da Documentação e Dispositivos de Ajuda. Teste de Sistemas de Tempo Real. Padrões de Testes.
3. Teste de Aplicações Web. Conceitos de Teste de Aplicações Web. Dimensões de Qualidade. Erros em um ambiente de Aplicações Web. Estratégia de Teste. Planejamento de Teste. O Processo de Teste. Teste de Conteúdo. Objetivos de Teste de Conteúdo. Teste de Banco de Dados. Teste de Interface com os Usuários. Estratégia de Teste de Interface. Mecanismo de Teste de Interface. Teste de Semântica de Interface. Teste de Usabilidade. Teste de Compatibilidade. Teste no Nível de Componente. Teste de Navegação. Sintaxe do Teste de Navegação. Teste de Semântica de Navegação. Teste de Configuração. Tópicos do Lado do Servidor. Tópicos do Lado do Cliente. Teste de Segurança. Teste de Desempenho. Objetivos do Teste de Desempenho. Teste de Carga e Teste de Esforço.
4. Teste Manual x Teste Automatizado. Quando e o que automatizar. Ferramentas de Automação: Tipos de Ferramentas. Novas Ferramentas e Tendências para o Teste de Software.
5. Elaboração de Testes. Visão geral. Documentação de Testes. Cenários e Casos de Teste. Técnicas de Elaboração. Exemplos de Casos de Teste.
Bibliografia HAVALDAR, Parag. Multimedia systems - algorithms, standards, and industry practices. Course Technology Cengage Learning. Boston, MA. 2010.
INTHURN, Candida. Qualidade & teste de software. Visual Books. Florianopolis. 2001.
RIOS, Emerson. Documentacao de teste de software - dissecando o padrao IEEE 829 incluindo a versao IEEE 829-2008. Imagem Art Studio. Niteroi. 2010.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar BEIZER, Boris. Black-box testing - techniques for functional testing of software and systems. John Wilwy & Sons. New York. 1995.
DELAMARO, Marcio, Maldonado, Jose Carlos, Jino, Mario. Introducao ao teste de software. Elsevier. Rio de Janeiro. 2007.
EVERETT, Gerald D. McLeod, Raymond. Software testing - testing across the entire software development life cycle. IEEE Press. Piscataway, NJ. 2007.
LEWIS, William E. Software testing and continuous quality improvement. Auerbach Publications. Boca Raton. 2005.
PERRY, William E. Effective methods for software testing. Wiley. Indianapolis. 2006.
PEZZE, Mauro. Teste e analise de software - processos, principios e tecnicas. Bookman. Porto Alegre. 2008.
Voltar